Trabalho e Formacao

Vida profissional x pessoal

Correio Braziliense
postado em 24/05/2020 04:15
Jessica Melhado, analista de mídias sociais

Jéssica Melhado, 25 anos, analista de mídias sociais da instituição financeira XP Inc., está trabalhando em casa desde março, quando começou a quarentena. O trabalho remoto será rotina até o fim do ano e, talvez, permanentemente. A empresa decidiu estender o home office com base em questionários de satisfação aplicados aos colaboradores e clientes, que mostraram os impactos positivos do modelo. Agora, a XP estuda levar o trabalho remoto adiante. Jéssica é entusiasta da ideia.

“O home office vem para gerar um equilíbrio entre nossa vida pessoal e profissional”, opina. “Conversando com algumas pessoas que também estão trabalhando de casa, entendo que o trabalho remoto tem sido a oportunidade de antecipar sonhos que a gente tinha anteriormente”, acrescenta. Ela cita o exemplo de colegas que estão cogitando se mudar para o interior, o que seria impossível se tivessem de ir à empresa todos os dias.

“No meu caso, moro perto da XP e agora vou poder me mudar para uma região mais afastada, o que eu prefiro”, conta. “Da mesma forma, sempre quis ter um cachorro, mas nunca cogitei a ideia porque ele ficaria sozinho o dia inteiro.” Um dos principais benefícios de fazer o expediente em casa, de acordo com Jéssica, é não ter de enfrentar o trânsito de São Paulo. “O problema do deslocamento interferia muito no dia a dia. Muitas vezes, o time já chegava cansado no escritório. Agora a gente começa o dia bem mais tranquila.”

De acordo com a graduada em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o sucesso do trabalho a distância depende do apoio da empresa. “A XP sempre ofereceu a infraestrutura necessária para os colaboradores. Por exemplo, a gente poderia retirar cadeiras do escritório se quisesse, já que são cadeiras para quem vai ficar sentado o dia inteiro”, relata. “É muito importante que a empresa seja parceira nesse processo.”


"Conversando com algumas pessoas que também estão trabalhando de casa, entendo que o trabalho remoto tem sido a oportunidade de antecipar sonhos que a gente tinha anteriormente”
Jessica Melhado, analista de mídias sociais


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags