Trabalho e Formacao

Volta às aula é aguardado com apreensão

Correio Braziliense
postado em 24/05/2020 04:16
Para a professora de química Gabriela, ainda não é o momento de voltar a ter aulas presenciais

Ainda sem data definida para a reabertura de escolas, a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou estratégias para a volta às aulas. O plano prevê o sistema de ensino híbrido de revezamento emergencial, em que os alunos devem ser divididos para intercalar entre aulas a distância e presenciais. Além disso, serão instalados diversos protocolos de higienização, como a desinfecção de sapatos e mochilas, uso de máscaras e álcool em gel e ainda medição de temperatura na entrada da escola.

Professora de química em dois colégios particulares, Gabriela Monteiro, 24 anos, continua a dar aulas nas instituições a distância e acredita que este ainda não é o momento de voltar para as escolas. “Ao mesmo tempo que estou morrendo de saudade da sala de aula, tenho noção de que podemos sofrer com a volta. Penso que é cedo, não sei se me sinto segura para retornar”, confessa. Gabriela explica que, no retorno, será difícil controlar a distância entre os alunos.

“Fico apreensiva. Os meninos passam longos períodos no colégio. Então, dispender esse tempo sem ter contato com ninguém é complicado”, afirma. Para a educadora, é preciso um plano mais elaborado para o retorno. O uso da máscara, por exemplo, pode ser um problema, uma vez que os professores deverão usar a voz com mais potência ainda. De qualquer forma, Gabriela já pensa nos diálogos que terá com alunos assim que voltar às aulas. “Barrar o contato físico e o empréstimo de material terão de ser reforçados todos os dias, até mesmo entre os professores, já que gostamos de abraçar, apertar as mãos”, projeta.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags