Trabalho e Formacao

Ajuda em tempos difíceis

Correio Braziliense
postado em 21/06/2020 04:25
Cinco dicas para cuidar dos colaboradores

Larissa Ruzza, psicóloga e coordenadora de marketing de recrutamento da Connekt, elenca orientações de atividades que as empresas podem oferecer aos trabalhadores para apoiá-los neste momento difícil. São ações, inclusive, que podem continuar após a pandemia. Ela observa que, em meio à crise sanitária, muitas instituições em todo o mundo tiveram de rever seus modelos de trabalho.

Manter a produtividade da equipe durante esta tempestade pode ser um desafio, acentuado no caso de organizações que lidam com o home office pela primeira vez. Estabelecer uma comunicação efetiva ajuda, mas há mais que pode ser feito para desenvolver e ajudar a cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, defende Larissa.

“As empresas tomam um lugar importante, tornando-se peças-chave de liderança. Neste momento, são elas as responsáveis em oferecer suporte para que o colaborador continue engajado. Para isso acontecer, é importante ter atividades que trabalhem aspectos físicos e psicológicos dos colaboradores. Desta forma, eles podem se sentir mais seguros para manter o fluxo de trabalho”, avalia Larissa.

“Entre os benefícios de implantar esse tipo de atividade na empresa estão o sentimento de bem-estar e de pertencimento do colaborador. Essas atividades melhoram a comunicação, os aspectos cognitivos, a segurança na tomada de decisões e até na produtividade e no dia a dia em equipe”, justifica. Confira as recomendações.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa.


1 - Realize programas que visam o bem-estar do colaborador
Tanto o RH quanto os empreendedores devem pensar em programas ou até mesmo em surpresas que visam o bem-estar dos funcionários, mesmo que on-line. Alguns exemplos são jogos, salas de bate-papo, happy hour improvisado e até envio de pequenos mimos e demonstrações de lembrança, 
a fim de o colaborador ter em mente que não está sozinho.
 
2 - Conheça o time Troque conversas e vá atrás de saber o que sua equipe gosta e como 
cada membro está se sentindo. Esse é o primeiro passo para entender o que fazer por eles em um momento como este.


3 - Incentive atividades físicas
Já foi comprovado que as atividades físicas colaboram para o bem-estar psicossocial. Busque oferecer programas e possibilidades para a equipe participar, como atividades de meditação, exercícios, dança ou mesmo ginástica laboral guiada.
 
4 - Organize a comunicação entre as equipes
Induza a conversa entre os times. Uma proposta de jogo, conversas sobre gostos e assuntos em comum 
podem ser a chave para o sentimento de bem-estar e pertencimento. O diálogo também pode aumentar a produtividade e a criatividade da equipe.

4 - Aposte na telemedicina
É importante pensar na saúde tanto física, quanto psicológica da equipe. Hoje, muitas empresas têm adotado esse modelo, por meio de avaliações e contatos com psicólogos para o cuidado da equipe 
e dos próprios líderes. Há, ainda, as que disponibilizam contato com médicos a distância para tirar 
dúvidas e dar dicas. 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags