Trabalho e Formacao

Reinvenção em meio à crise

Correio Braziliense
postado em 28/06/2020 04:17




A técnica em gestão hospitalar Kelly Cristina Freitas, 46 anos, teve salário reduzido em 50% em meio à pandemia. Na mesma semana em que recebeu a notícia do corte, a casa dela, no Recanto das Emas, foi assaltada. “Foi tudo de uma vez só. Pensei: e agora?”, lembra. Foi aí que ela teve a ideia de começar um novo negócio: vender kits com comidas de festa junina.

“Já que não haverá comemoração este ano, eu precisava inventar algum jeito para as pessoas comerem comida típica”, afirma. É ela quem prepara os lanches, decora as caixas e faz as entregas. “Está dando um retorno bom, melhor do que eu esperava. Em dois fins de semana, tirei praticamente dois meses de salário”, comemora. Kelly, que mora com os dois filhos, diz que não pretende acabar com o negócio, independentemente da pandemia. “Eu já estou pensando na feijoada na caixa”, conta.

“Nessa crise, as pessoas tiveram que abrir a mente para criar opções de ganhar dinheiro. Às vezes, a gente fica acomodado e pensa: ah, não vai dar certo. Mas só dá para saber tentando”, frisa Kelly.



Orientações

Como fazer bom uso do auxílio emergencial?

Para os beneficiários do auxílio emergencial pago pelo governo, é preciso planejamento e cautela ao utilizar os R$ 600. Com tantas contas para pagar, pode ser difícil escolher para onde direcionar o dinheiro. De acordo com especialistas, o valor deve ser usado única e exclusivamente para gastos essenciais. “O auxílio de emergência não é para pagar dívidas”, adverte o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos. “Se não tiver destino claro, guarde o dinheiro. Ele deve ser usado para necessidades futuras, não pendências do passado.”

O professor e economista Ricardo Balistiero alerta: “É muito importante ter racionalidade (ao utilizar o auxílio), porque é um recurso finito. Ele deve ser canalizado para as despesas mais essenciais de uma pessoa ou família”. De acordo com o coordenador do curso de administração do Instituto Mauá de Tecnologia, o valor deve ser usado em gastos como alimentação e aluguel, se necessário.

“É muito importante que esse auxílio seja entendido como um gasto emergencial, ou seja, é uma ajuda que está sendo dada para que a pessoa possa enfrentar esse período com menos desespero. Vale lembrar que R$ 600 não são um valor alto, mas, para algumas famílias, podem fazer muita diferença.”



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags