Para manter a produtividade
Confira as orientações de Alexandre Mendonça, especialista em recrutamento da Robert Half, para gerenciar melhor o tempo durante o home office e se manter produtivo:
Estabeleça e cumpra um horário de expediente
Não tente colocar a casa em ordem ou resolver problemas pessoais entre uma tarefa do trabalho e outra para não perder o foco, mesmo diante de atividades profissionais com longos prazos de entrega. Garanta que os demais moradores da casa entendam e respeitem esse horário de trabalho;
Mantenha o networking
Tenha o hábito de marcar encontros com profissionais da sua área para se atualizar e trocar ideias sobre o meio e o mercado de trabalho, entre outros assuntos;
Planeje-se
A autonomia oferecida pelo home office exige maturidade do profissional, já que não há chefe supervisionando cada minuto do seu dia. Uma boa dica é estabelecer metas diárias e semanais;
Cuidados na escolha do local de trabalho
O ideal é determinar um espaço fixo para trabalhar, com boa iluminação, acomodação confortável — ainda que simples — e os itens básicos de trabalho à mão, incluindo computador com acesso à internet e linha telefônica.
Atenção ao traje
Tenha o hábito de se arrumar como se fosse para o trabalho. Ficar de pijama, por exemplo, pode fazer com que você não se sinta efetivamente trabalhando.