Trabalho e Formacao

O poder das soft skills: habilidades ganham força


Daniel Schwebel, gerente nacional da Workana, avalia que as empresas que querem se destacar no pós-pandemia e superar a crise estão traçando estratégias desde agora para isso. “Eu tenho visto várias grandes empresas trazendo treinamento para que cada pessoa consiga trabalhar melhor as habilidades socioemocionais, mais relacionadas à resiliência, à flexibilidade, à autoconfiança e à autodisciplina”, elenca.

“É preciso treinar o profissional para ele se adaptar a esta nova realidade, para se preparar para o amanhã, porque o amanhã já está muito parecido com o hoje”, pontua. A pandemia trouxe muitos aprendizados, de acordo com Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade. Talvez o mais importante seja aproximação entre times e gestão. “Um aprendizado muito forte na estratégia das empresas é que a liderança precisa entender que ela tem o poder de contagiar emocionalmente a equipe, e isso é muito forte”, explica.

“Os líderes precisam entender que eles impactam o estado emocional dos colaboradores o tempo inteiro”, observa. Uma estratégia que Cris vê como muito importante no cenário pós-pandemia é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, principalmente por parte de quem ocupa cargos de gestão. “Hoje, as empresas ainda estão muito focadas em competência técnica”, aponta.

“Mas a parte comportamental é fundamental para gerar esse sentimento de pertencimento, para o profissional se sentir valorizado. E isso, as pessoas terão que desenvolver”, constata a mestra em sustentabilidade e idealizadora de fórum de diversidade e inclusão que ajuda corporações a construírem ambientes mais diversos e inclusivos, tornando-as mais inovadoras e sustentáveis.