Trabalho e Formacao

Cinco habilidades de trabalho para ter sucesso em um mundo pós-coronavírus

Correio Braziliense
postado em 12/07/2020 04:20


Como a maioria de nós está trancada em casa, resta saber como seria um mundo pós-covid. Ainda não se sabe muito sobre como o mundo se transformará depois que controlarmos o novo coronavírus, mas é extremamente improvável que as coisas voltem exatamente ao que eram antes. É provável que nossos locais de trabalho mudem e, com ele, as habilidades que as empresas exigirão.

Embora o aprendizado de novas habilidades em casa possa não ser a principal prioridade dos trabalhadores, a utilização proativa de cursos on-line para adquirir novas habilidades pode fazer uma diferença drástica nas habilidades pós-pandêmicas para retornar ao trabalho ou começar uma nova carreira.

Aqui estão cinco habilidades profissionais que provavelmente estarão em alta demanda no mundo pós-coronavírus:

Inteligência emocional
A capacidade de estar ciente, expressar e controlar nossas emoções e saber ouvir os outros. Ser empático é ter inteligência emocional. Em momentos em que as pessoas podem se sentir incertas sobre seu trabalho e o futuro de seus negócios, é essencial conectar-se com elas em um nível emocional. Indivíduos com essa habilidade serão cobiçados pelas empresas.

Tecnologia
Uma das melhores maneiras de se preparar para o mundo pós-coronavírus é adquirir habilidades tecnológicas. A pandemia de covid-19 está acelerando as transformações digitais nas empresas, que tentam tornar-se mais resistentes a futuros surtos e interrupções. A realidade é que tecnologias como inteligência artificial, big data, internet das coisas, realidade virtual e aumentada e robótica tornarão os negócios mais resilientes a futuras pandemias, e qualquer pessoa que possa ajudar as empresas a explorar essas tecnologias estará em vantagem.

Liderança
Uma das mudanças em um mundo em que o distanciamento social e o home office podem continuar no futuro próximo é que mais pessoas em todos os níveis de uma organização estarão em posição de liderar outras. As pessoas estarão trabalhando em equipes mais fluentes, assumindo a liderança em momentos diferentes. Profissionais com fortes habilidades de liderança, incluindo como melhorar e inspirar equipes, além de incentivar a colaboração, estarão em demanda.

Criatividade e inovação
Já vimos a importância da criatividade e da inovação durante a pandemia. As empresas que conseguiram encontrar maneiras de fornecer serviços, virtualmente ou rapidamente, mudaram para novos produtos e foram capazes de lidar melhor com a crise. Em um mundo pós-coronavírus, precisaremos da engenhosidade humana para inventar, criar novos produtos e formas de trabalhar. A criatividade humana será essencial.

Pensamento crítico
Outra habilidade que será essencial à medida que nossa economia global se recuperar dos danos causados pela covid-19 é o pensamento crítico. Durante a pandemia, vimos um pico de notícias falsas e deturpações de dados e estudos. As pessoas que puderem avaliar objetivamente informações de diversas fontes para determinar o que é credível serão valorizadas. Nem todas as informações devem ser confiáveis, mas as organizações precisarão confiar no pensamento crítico para entender quais informações devem influenciar a tomada de decisões. Portanto, fica a mensagem: um leque de oportunidades está se abrindo e se consolidará no pós-coronavírus. Não tenho dúvida disso.

 Por Uranio Bonoldi, professor de turmas de MBA na Fundação Dom Cabral, palestrante e escritor com experiência executiva em cargos de alta gestão


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags