Publicidade

Correio Braziliense ARTIGO

Cinco habilidades de trabalho para ter sucesso em um mundo pós-coronavírus

Aqui estão cinco habilidades profissionais que provavelmente estarão em alta demanda no mundo pós-coronavírus


postado em 12/07/2020 15:56 / atualizado em 12/07/2020 18:56

Uranio Bonoldi*
 
Como a maioria de nós está trancada em casa, resta saber como seria um mundo pós-covid. Ainda não se sabe muito sobre como o mundo se transformará depois que controlarmos o novo coronavírus, mas é extremamente improvável que as coisas voltem exatamente ao que eram antes. É provável que nossos locais de trabalho mudem e, com ele, as habilidades que as empresas exigirão.

(foto: Reprodução/Facebook)
(foto: Reprodução/Facebook)
Embora o aprendizado de novas habilidades em casa possa não ser a principal prioridade dos trabalhadores, a utilização proativa de cursos on-line para adquirir novas habilidades pode fazer uma diferença drástica nas habilidades pós-pandêmicas para retornar ao trabalho ou começar uma nova carreira.
 
Inteligência emocional
A capacidade de estar ciente, expressar e controlar nossas emoções e saber ouvir os outros. Ser empático é ter inteligência emocional. Em momentos em que as pessoas podem se sentir incertas sobre seu trabalho e o futuro de seus negócios, é essencial conectar-se com elas em um nível emocional. Indivíduos com essa habilidade serão cobiçados pelas empresas.

Tecnologia
Uma das melhores maneiras de se preparar para o mundo pós-coronavírus é adquirir habilidades tecnológicas. A pandemia de covid-19 está acelerando as transformações digitais nas empresas, que tentam tornar-se mais resistentes a futuros surtos e interrupções. A realidade é que tecnologias como inteligência artificial, big data, internet das coisas, realidade virtual e aumentada e robótica tornarão os negócios mais resilientes a futuras pandemias, e qualquer pessoa que possa ajudar as empresas a explorar essas tecnologias estará em vantagem.

Liderança
Uma das mudanças em um mundo em que o distanciamento social e o home office podem continuar no futuro próximo é que mais pessoas em todos os níveis de uma organização estarão em posição de liderar outras. As pessoas estarão trabalhando em equipes mais fluentes, assumindo a liderança em momentos diferentes. Profissionais com fortes habilidades de liderança, incluindo como melhorar e inspirar equipes, além de incentivar a colaboração, estarão em demanda.

Criatividade e inovação
Já vimos a importância da criatividade e da inovação durante a pandemia. As empresas que conseguiram encontrar maneiras de fornecer serviços, virtualmente ou rapidamente, mudaram para novos produtos e foram capazes de lidar melhor com a crise. Em um mundo pós-coronavírus, precisaremos da engenhosidade humana para inventar, criar novos produtos e formas de trabalhar. A criatividade humana será essencial.
 

Pensamento crítico
Outra habilidade que será essencial à medida que nossa economia global se recuperar dos danos causados pela covid-19 é o pensamento crítico. Durante a pandemia, vimos um pico de notícias falsas e deturpações de dados e estudos. As pessoas que puderem avaliar objetivamente informações de diversas fontes para determinar o que é credível serão valorizadas. Nem todas as informações devem ser confiáveis, mas as organizações precisarão confiar no pensamento crítico para entender quais informações devem influenciar a tomada de decisões. Portanto, fica a mensagem: um leque de oportunidades está se abrindo e se consolidará no pós-coronavírus. Não tenho dúvida disso.

Por Uranio Bonoldi, professor de turmas de MBA na Fundação Dom Cabral, palestrante e escritor com experiência executiva em cargos de alta gestão

O que os CEOs leem

Inspiração para traçar táticas
Presidentes de empresas e especialistas recomendam livros para ler durante a pandemia e, assim, aprender, repensar caminhos e saber se adaptar ao que vem pela frente

Aprender para se transformar

Marcelo Souza, CEO da Indústria Fox, indica três obras. O livro Gestão do amanhã, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto, que faz um panorama sobre o mundo atual e mostra tudo que é precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial.

Outro título é O vale de Israel, de Édouard Cukierman e Daniel Rouach, obra que se aprofunda em explicar como a cultura israelense cooperou para o surgimento de uma economia de alta tecnologia.

Por fim, A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown, fala a respeito de vulnerabilidade, medo e imperfeição, trazendo para debate assuntos que geram certo confronto interno, para mostrar que viver é experimentar riscos e se expor emocionalmente.
 
 
 
 
 
Gestão do amanhã
Autores:  Sandro Magaldi e José Salibi Neto
Editora: Gente
Páginas: 256
Preço: R$ 38,89
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Vale de Israel
Autores: Édouard Cukierman e Daniel Rouach
Editora: Best Business
Páginas: 326
Preço: R$ 32,93
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A coragem de ser imperfeito
Autor: Brené Brown
Editora: Sextante
Páginas: 208
Preço: R$ 30,72
 
 
 
 
 
 

Gestão e ação

Vitor Torres, CEO da Contabilizei, recomenda a leitura de dois livros. O primeiro é Empresas feitas para vencer, de Jim Collins, que explica e mostra diretamente porque existem empresas ótimas e apenas boas e os impactos que isso gera na forma como os negócios são administrados. O segundo é O poder do agora, de Eckhart Tolle, que apresenta a proposta de se pensar no hoje. O objetivo é não ignorar o presente ao pensar demais no passado ou no futuro.
 
 
 
 
 
 
Empresas feitas para vencer
Autor: Jim Collins
Editora: Alta Books
Páginas: 368
Preço: R$ 51,94
 
 
 
 
 
 
 
 
O poder do agora
Autor: Eckhart Tolle
Editora: Sextante
Páginas: 224
Preço: R$ 24,90
 
 
 
 
 

Como vencer obstáculos

Daniel Scandian, CEO da Madeira Madeira, indica o livro O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas, de Ben Horowitz. A obra ensina, por meio do exemplo e da vivência, como enfrentar as dificuldades.
 
 
 
 
 
O lado difícil das situações difíceis
Autor: Ben Horowitz
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 312
Preço: R$ 33,93
 
 
 
 
 
 

Descubra-se

Vinicius Bozzi, CEO do IGTI, propõe a leitura da obra O eu e o inconsciente, de Carl Jung. O livro trata da árdua relação entre o eu e o inconsciente. Este momento de mudanças nos convida à inevitável reorganização das coisas e conduz a novas oportunidades de crescimento e ampliação da consciência. Bozzi explica que os ensinamentos do livro são altamente aplicados aos negócios, ao mundo pessoal e ao mundo corporativo.
 
 
 
 
 
 
O eu e o inconsciente
Autor: Carl Jung
Editora: Vozes
Páginas: 165
Preço: R$ 46,90
 
 
 
 
 

Transforme sua trajetória

Mônica Camargo Tracanella, CEO da Trilogie Branding e Carreira, separou 10 livros para ajudar a dar um empurrão na carreira.
 
6 competências para surfar na transformação digital
Autora: Andrea Iorio
Editora: Planeta Estratégia
Páginas: 208
Preço: R$ 37,07
 
O livro fala sobre a Revolução 4.0, período de mudanças geradas pela tecnologia, no qual não existem mais barreiras separando o mundo digital do mundo real. As páginas falam sobre a importância de se manter em constante aprendizado e de estar aberto para mudar a própria ideia e pensar diferente. Além disso, aborda seis competências essenciais para navegar neste momento: flexibilidade cognitiva, execução inovadora, especialista e comportamento humano, pensamento crítico, crescimento sustentável e altruísmo digital.
 
Plano B
Autores: Sheryl Sandberg e Adam Grant
Editora: Fontanar
Páginas: 216
Preço: R$ 34,32
 
Escrito por Sheryl Sandberg, COO Facebook, e Adam Grant, psicólogo e autor do livro Originals, a obra traz o relato de Sheryil, sobre a terrível experiência de ter encontrado o marido morto e conta sua jornada para se manter firme, trabalhando a resiliência. Dentre outras descobertas, Sheryl passou a entender que a resiliência é uma competência que pode ser desenvolvida e que pode ajudar muito conhecer e trabalhar os 3Ps: personalização, permeabilidade e permanência.
 
 
 
A coragem para liderar
Autora: Brené Brown
Editora: BestSeller
Páginas: 294
Preço: R$ 23,93
 
O livro aborda a liderança baseada na coragem: coragem de arriscar, coragem de ter conversas difíceis e de se mostrar vulnerável quando necessário, inclusive sobre não ter todas as respostas, enfatizando que vulnerabilidade não tem absolutamente nada a ver com fraqueza e que o medo acaba minando nossa criatividade e autenticidade.
 
 
Comece pelo porquê
Autor: Simon Sinek
Editora: Sextante
Páginas: 256
Preço: R$ 31,88
 
Simon traz a teoria do Golden Circle, enfatizando que o mais importante não é o que você faz, mas sim o porquê você faz. Ao colocarmos o foco no nosso porque, nos mantemos conectados à nossa razão de ser e àquilo que nos motivou a dar o primeiro passo, o que é imprescindível para momentos de tomada de decisão, para criarmos nossa narrativa, nos conectarmos com nosso público e para mantermos nossa motivação, independentemente dos percalços do caminho.
 
 
Mindset: A nova psicologia do sucesso
Autora: Carol Dweck
Editora: Objetiva
Páginas: 312
Preço: R$ 38,40
 
A autora revela como o sucesso pode ser alcançado, tanto na vida pessoal quanto na profissional, pelo simples fato de abandonarmos uma atitude mental fixa, em que não consideramos que estamos em constante evolução e temos muitas dificuldades em lidar com nossos erros. Tudo muda se adotarmos uma atitude mental progressiva, nos abrindo para o aprendizado.
 
 
 
 

Na raça
Autor: Maria Luíza Filgueiras
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
Preço: R$ 29,90
 
O livro narra a história de Guilherme Benchimol e toda sua trajetória até a criação da XP Investimentos.  
 
 
 
 
 
Storytelling
Autora: Carmine Gallo
Editora: Alta Books
Páginas: 288
Preço: R$ 59,51
 
O livro aborda a importância do storytelling como forma de se conectar com seu público-alvo, trazendo casos que vão de Steve Jobs ao Papa Francisco, demonstrando que sua narrativa pode adotar diferentes formas.
 
 
 
 
 
21 lições para o século 21
Autor: Youval Noah Harari
Editora: Companhia da Letras
Páginas: 432
Preço: R$ 41,90
 
A obra aborda grandes temas atuais, trazendo questionamentos e fazendo importantes reflexões sobre as constantes mudanças e os desafios futuros. O autor fala, também, sobre o desafio de manter o foco no coletivo x individual.
 
 
 
 
 
Fora de Série — Outliers
Autor: Malcolm Gladwell
Editora: Sextante
Páginas: 288
Preço: R$ 23,92
 
O livro conta a história de algumas celebridades, reforçando que o resultado positivo vem de uma rede de vantagens que essas pessoas possuem, mas que a prática e o esforço em busca da excelência também são muito importantes e podem ser definitivos para o sucesso.
 
 
 
 
O poder do sentido
Autora: Emily Esfahani Smith
Editora: Objetiva
Páginas: 248
Preço: R$ 34,31
 
Emily traz uma importante reflexão sobre a atual busca incessante pela felicidade, nos encorajando a colocar o foco na forma como vivemos e no sentido que damos à nossa vida. Traz uma nova perspectiva de felicidade à medida que explora caminhos para ter uma vida mais plena.
 

O lado bom de incertezas

Eduardo Canova, CEO da Leoa, propõe a leitura da obra Antifrágil — Coisas que se beneficiam com o caos, de Nassim Taleb. Neste livro, o autor proclama a incerteza como algo desejável e até necessário, além de propor que construamos mais coisas resistentes ao imponderável, estabelecendo o conceito do antifrágil. A obra engloba análises sobre inovações e melhorias feitas a partir de tentativa e erro.
 
 

 
 
Antifrágil
Autor: Nassim Taleb
Editora: Best Business
Páginas: 664
Preço: R$ 63,67

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
Renapsi oferece 48 vagas de jovem aprendiz 18:03 - 02/08/2020 - Compartilhe

Renapsi oferece 48 vagas de jovem aprendiz

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade