Trabalho e Formacao

Criei um programa com propósito

Correio Braziliense
postado em 26/07/2020 04:15
Jaciara Cruz, CEO da Ideias de Futuro

Apoiado pelo Google desde 2015, o Startup in School teve mais de 3,6 mil alunos participantes em 222 escolas e 126 cidades. Em 2019, o programa deixou de ser apenas no estado de São Paulo e tornou-se nacional, com edições nas cinco regiões do Brasil. Segundo a idealizadora do projeto, Jaciara Cruz, 22 ex-alunos do SiS voltaram ao programa como mentores e instrutores ao longo dos anos. Além disso, vários deram prosseguimento às empresas criadas no processo ou abriram outros negócios.

Três funcionários da Ideias de Futuro são ex-participantes do SiS. “São pessoas engajadas por uma educação empreendedora e motivam a gente a continuar mesmo com todos os desafios que a gente teve este ano, como postergação de projetos”, diz. A mais recente turma do Startup in School precisou ser adaptada por causa da pandemia. A edição nacional de 2020 foi reestruturada para que alunos do 8º e do 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio possam participar de casa, trazendo pais, mães e familiares para fazer parte de seus grupos, construindo um projeto juntos.

Jaciara Cruz é graduada em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela mesma instituição. Foi durante o mestrado que ela conheceu mais a fundo o conceito de negócios sociais e idealizou a consultoria. “Eu sempre tive um trabalho corporativo e fazia trabalho voluntário, e, ao conhecer isso, vi que era possível juntar e ter um negócio com propósito, o que fez muito sentido para mim”, explica.

A Ideias de Futuro nasceu, em 2012, como uma plataforma de financiamento coletivo de projetos de educação. Em 2013, a iniciativa foi abrigada pela incubadora de negócios na USP. Em 2014, a instituição mudou de ramo, tornando-se uma consultoria e, no mesmo ano, com o SiS, Jaciara ganhou o prêmio Mulheres Tech em Sampa, do Google, da rede Mulher Empreendedora e da Prefeitura de São Paulo. “Foi a partir daí que o Google viu o projeto, gostou muito e nos procurou para fazer parceria”, explica Jaciara.

Saiba mais
Acesse o site www.ideiasdefuturo. com/google para ficar atento às próximas edições do Startup in School


"Eu sempre tive um trabalho corporativo e fazia trabalho voluntário, e, ao conhecer o conceito de negócios sociais, vi que era possível juntar e ter um negócio com propósito”
Jaciara Cruz, CEO da Ideias de Futuro


Junior Achievement
A Junior Achievement é a maior e mais antiga ONG de educação empreendedora para crianças e jovens do mundo, abordando prática em negócios, economia e empreendedorismo. Com 100 anos de existência, ocupa o 5º lugar no ranking NGO Advisor, que elege as 500 melhores ONGs mundiais. Além disso, está presente em 120 países e em 24 unidades da Federação do Brasil, tendo desenvolvido projetos em Brasília. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos. Saiba mais: www.jabrasil.org.br.


Crie sua empresa
Estudantes de todo o Brasil podem se inscrever em competição para criação de startups. O programa SFB Start escolhe os projetos mais inovadores entre alunos dos ensinos fundamental e médio. As inscrições vão até sexta-feira (31/7) no site startsfb.com.br. O projeto é organizado pelo Sistema Farias Brito de Ensino e oferecerá mentoria profissional aos jovens na criação de suas startups. A competição é aberta para todos os estudantes que tiverem, pelo menos, 12 anos completos até dia 30 de maio de 2020.


Entendendo o mundo corporativo
Projeto criado na quarentena voltado para jovens tem o objetivo de dar dicas para a vida depois da escola. O curso tem conteúdos sobre finanças, negócios, mentalidade e soluções burocráticas. As aulas são ministradas no Instagram e são totalmente gratuitas. O perfil também dá dicas sobre habilidades digitais e atitudes a se tomar no pós-quarentena. Para ter acesso às aulas, basta acessar: www.instagram.com/guisousarocha.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags