Trabalho e Formacao

Três perguntas para

Correio Braziliense
postado em 26/07/2020 04:15


Rafaela Nicolazzi, analista de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil e integrante da banca de especialistas do último demoday do Startup in School


Qual é a grande importância de ajudar jovens a terem contatos com conteúdos e práticas de empreendedorismo ainda na escola?

Mais do que nunca se faz necessário investir em iniciativas como essa para democratizar o acesso ao conhecimento, possibilitando que diferentes públicos contribuam para a criação de tecnologias inovadoras. Além disso, projetos como esse estimulam o espírito inovador que, cada vez mais, está despertando nos jovens a vontade de empreender.

Há alguma dica para escolas ou universidades que desejam estimular atitudes empreendedoras em seus alunos? Como é possível fazer isso?
O Google acredita que estimular o empreendedorismo ajuda a alavancar o progresso e a construir negócios que tenham um impacto positivo sobre indivíduos, comunidades e economias e desenvolver competências empreendedoras, permitindo que jovens se coloquem como os grandes protagonistas de suas histórias. Em um cenário em que o mercado de trabalho exige profissionais com competências múltiplas, é por meio de programas como o Startup in School que procuramos incentivar as escolas a implementar diversas estratégias para promover a capacitação dos professores, a adequação dos currículos e o envolvimento dos estudantes em projetos que simulem a prática empreendedora.

Há outros projetos do Google no Brasil em escolas?
No ano passado, tivemos a primeira edição do Desafio Change the Game, para premiar alunas de escolas públicas e particulares, com idades de 15 a 21 anos, que tiverem as melhores ideias de jogos. Durante todo o período de inscrição, foram realizados hackathons em escolas. Duas alunas foram contempladas e, além de terem seus jogos desenvolvidos e lançados no Google Play, tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o processo de desenvolvimento do game e conversar com profissionais da área. Outras 800 garotas ganharam cursos on-line sobre programação. No início deste ano, também lançamos a nova versão do Seja Incrível Na Internet, programa desenhado para preparar crianças e adolescentes para usar a internet de modo consciente e seguro. O programa capacitou mais de 10 mil educadores em 11 capitais brasileiras por meio da iniciativa Cresça com o Google.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags