Correio Braziliense
postado em 02/08/2020 04:23
Em maio de 2019, Sandro Benelli, 56 anos, assumiu o posto de presidente da rede de supermercados Veran, grupo familiar do setor de varejo tradicional na região do Alto Tietê. Benelli foi o primeiro executivo sem parentesco a ocupar um cargo de chefia na empresa. O negócio, fundado na década de 1970, tem hoje mais de 14 unidades espalhadas pela Grande São Paulo.
Atualmente, três gerações da família trabalham no Veran em diferentes papéis de governança, mas a diretoria da empresa é composta por não familiares. Com 30 anos de experiência no setor de varejo, há sete anos Sandro vem assumindo postos de liderança em negócios familiares. Antes de passar no processo seletivo para ocupar um dos mais altos cargos no Veran Supermercados, Benelli foi CEO da Intermarket, maior grupo alimentar de Angola.
Também trabalhou na rede Carrefour como diretor. “Nas quatro empresas familiares pelas quais fui contratado, fui o primeiro executivo que não era membro da família”, relata. “Pela minha trajetória, acabo sendo o executivo que vem para realizar este processo de transição”, afirma Benelli. O presidente do Veran Supermercados diz que grande parte das empresas, grandes ou pequenas, nacionais ou multinacionais, um dia passaram pela fase de núcleo familiar.
Para continuarem existindo e crescendo, a sucessão é imprescindível, assim como etapas mais sérias, como a contratação de líderes e trabalhadores pela competência, em vez de, simplesmente, por laços sanguíneos. “Toda empresa familiar, em algum momento, terá que passar por um processo de profissionalização”, reflete. Benelli acrescenta que, muitas das vezes, as pessoas utilizam o termo empresa familiar com certo desdém, mas que esse cenário vem mudando.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.