UltimasNoticias_Geral

Questão de fé

O Dia da Religião é celebrado nesta terça-feira. Crianças do DF revelam as suas crenças

Ana Paula Lisboa
postado em 21/01/2014 15:53

Já ouviu falar que ;religião não se discute;? Isso é porque tem gente que até briga por não concordar com os outros. Não concordar tudo bem, o importante, mesmo, é respeitar! O Dia da Religião é nesta terça-feira (21/1) e a ocasião foi criada para manter a harmonia e a boa convivência entre diferentes crenças. Cada uma tem características, regras e rituais diferentes, mas, no fundo, no fundo, todas explicam questões fundamentais, como a criação e a existência do universo, da Terra, dos seres humanos, das plantas e dos animais. Há religiões que pregam a existência de um único deus; outras, de várias divindades; e algumas não creem na existência de nenhuma entidade divina. Existem tantas crenças, que seria difícil conhecer todas elas. O Super! entrevistou crianças de oito diferentes religiões. Cada uma tem uma relação forte e especial com a própria fé. Conheça as histórias delas.

Igreja católica
Os católicos creem num único Deus, cujo filho é Jesus Cristo. Os católicos também veneram santos, pessoas que tiveram uma vida modelo, e prezam pelas boas obras. O livro sagrado é a Bíblia.
O Dia da Religião é celebrado nesta terça-feira. Crianças do DF revelam as suas crenças
Rodrigo da Silva, 12 anos, católico
Minha família toda é católica e eu gosto dos mandamentos básicos do catolicismo. Os que eu lembro são: confessar ao menos uma vez por ano, assistir a missa inteira e receber o sacramento. Em casa, eu rezo à noite e peço a Deus para proteger todo mundo. Há seis meses, sou um dos 45 coroinhas da Paróquia Santa Terezinha, no Cruzeiro, onde ajudo o padre. Desde que eu tinha uns 5 anos, eu já tinha essa vontade porque ser coroinha é algo especial. Na hora da missa, faço as primeiras leituras e vou à igreja quatro vezes por semana.

Igreja evangélica
Os fundamentos básicos são a existência de um único Deus, a salvação mediante a fé em Jesus Cristo, filho de Deus, capaz de perdoar os pecados. O livro sagrado é a Bíblia.
O Dia da Religião é celebrado nesta terça-feira. Crianças do DF revelam as suas crenças
Ana Beatriz Batista, 12 anos, evangélica
Participo da Igreja Presbiteriana Renovada do Gama e sou uma bailarina da igreja. Eu assisto à escola dominical, onde aprendo como foi a vida de Jesus na Terra e converso sobre isso com os colegas. Viajo para acampamentos e faço evangelismo nas ruas. Nem todos sabem como Jesus viveu e morreu por nós, mas é nossa obrigação espalhar essa mensagem e mostrar que o filho de Deus nos salva. Eu acho muito legal me apresentar em espetáculos de balé na igreja porque a gente consegue edificar e ganhar muitas vidas para Jesus.

Judaísmo
A religião prega num único Deus. Segundo a crença judaica, boas ações servem para aproximar o homem de Deus e para tornar o mundo um lugar melhor. O livro sagrado é a Torá ou Lei de Moisé
O Dia da Religião é celebrado nesta terça-feira. Crianças do DF revelam as suas crenças
Anna Laurah Costa Katz, 12 anos, judia
Frequento a Associação Cultural Israelita de Brasília. Vou lá toda sexta-feira rezar e acender velas no shabat, que é um tempo dedicado a Deus. Gosto bastante de rezar, porque as rezas parecem músicas. Os judeus comemoram muitas festas, cada uma com uma tradição e um significado, e eu ajudo a fazer as comidas para as festividades. Cada prato relembra algo da história dos judeus. Estou me preparando e estudando hebraico para o meu Bat Mitzvá, que é quando eu passo de menina para mocinha, nessa ocasião vai ter reza e um festão.

Islamismo
Seus seguidores acreditam em Alá, Deus em árabe. Abraão, Moisés, Jesus e Maomé ou Mohamed foram profetas. O uso do véu pelas mulheres não é regra, mas costume, e lei em certos países. O livro sagrado é o Alcorão.
O Dia da Religião é celebrado nesta terça-feira. Crianças do DF revelam as suas crenças
Hilal Basel, 13 anos, muçulmano

Os cinco pilares são: crer num Deus único e que Mohamed é seu profeta; rezar cinco vezes ao dia; dar dízimo aos pobres; jejuar durante o mês do ramadã; e visitar Meca (cidade na Arábia Saudita) pelo menos uma vez na vida. Quando eu crescer, vou à Palestina me casar com uma muçulmana.

Mayar Basel, 8, muçulmana
Eu gosto muito de ir à mesquita, que é a nossa igreja. Ao fim do ramadã, há uma grande festa chamada laid. É como se fosse um Natal, e as crianças ganham presentes e dinheiro. O que eu mais gosto em ser muçulmana é a união da minha família e as comemorações, em aniversários e casamentos.

Espiritismo
Doutrina que crê na reencarnação e na comunicação com espíritos. Boas obras são valorizadas entre os espíritas. Os livros bases são do francês Allan Kardec, como O livro dos espíritos.
O Dia da Religião é celebrado nesta terça-feira. Crianças do DF revelam as suas crenças
Rafael Albuquerque, 8 anos, espírita
Na Federação Espírita Brasileira, cada aula tem um tema diferente, como amor ao próximo, caridade e reencarnação. Nas aulas, eu desenho e pinto sobre os temas. O que eu mais gosto de estudar é o amor ao próximo porque a gente tem que amar as pessoas como a si mesmo, ou seja, tem que pensar nos outros e não só na gente. Reencarnação significa que a vida é eterna e que nunca acaba. Também é legal aprender sobre isso. A gente deve aproveitar bem o tempo em que está aqui para depois voltar em outra vida.

Candomblé

Religião de origem africana que cultua orixás, ou divindades ancestrais africanas. Cada orixá tem personalidade própria e os cultos a eles são diferentes. A religião se baseia na tradição oral.
O Dia da Religião é celebrado nesta terça-feira. Crianças do DF revelam as suas crenças
Jasmine Tremendani, 10 anos, adepta do candomblé

Com 7 anos, fui escolhida para um cargo de orixá chamado ;makota;, que é a mãe que nasceu para cuidar do santo. Eu não recebo santo, minha função é decorar a casa, cozinhar, dançar. Quando o pessoal chega, eles reparam que está tudo arrumado. Eu participo dos cultos uma vez por semana. Às vezes, também passo um período na roça fazendo rituais. Durante os cultos, eu me sinto leve, porque são passadas energias boas. Muitas pessoas têm preconceito contra a minha religião, até na escola, e é chato. Eu não tenho nada contra a religião dos outros, e quero que me respeitem pelo que eu sou.

Budismo
Não prega a existência de uma divindade. Os budistas seguem ensinamentos deixados por Buda para serem pessoas melhores e não sofrerem. Diversos cânones com ensinamentos de Buda norteiam os fiéis.
O Dia da Religião é celebrado nesta terça-feira. Crianças do DF revelam as suas crenças
Melissa Cunha, 10 anos, budista
O budismo é uma religião boa porque, nela, você não precisa acreditar em algo. Os valores mais importantes são a compaixão e a sabedoria. Eu fico feliz de participar das meditações e das festas, como a quermesse que tem no templo todo ano. Eu gosto de fazer oferenda ao Buda, acendendo um incenso. Buda foi um príncipe indiano que viveu há mais de 2.500 anos. Ele fugiu do castelo para ver como eram as coisas do lado de fora e acabou conhecendo morte, doença e miséria. Ele desenvolveu ensinamentos para ajudar as pessoas a serem melhores e a não sofrerem tanto.

Igreja messiânica

O objetivo é construir um paraíso na Terra, sem pobreza, conflitos ou doenças. O livro principal é O alicerce do paraíso, com ensinamentos de Meishu-Shama, o líder da religião.
O Dia da Religião é celebrado nesta terça-feira. Crianças do DF revelam as suas crenças
Tiago Camargo Campos, 10 anos, messiânico
Na igreja, eu faço parte do coral, em que canto em português e em japonês, rezo e ministro jurei. O jurei é quando você levanta a mão, pede permissão a deus, que é Meishu-Shama, agradece com as duas mãos juntas, levanta uma das mãos e vai passando a mão perto da outra pessoa, no peito e na cabeça. Isso significa que você vai levar luz para quem está está recebendo. Eu também ajudo na limpeza da igreja e cuido da horta caseira e aprendo sobre a importância da terra. Meishu-Shama foi um bom homem. No dia do nascimento dele, 23 de dezembro, nós comemoramos o Natalício.

Curiosidades
Religiões irmãs

Judaísmo, islamismo e cristianismo têm um só berço: Abraão, retratado pela Torá, pelo Alcorão e pela Bíblia como um ;homem de Deus;. Dentre os filhos de Abraão estão Isaque e Ismael. Os árabes são descendentes de Ismael, enquanto os judeus descendem de Isaque. Há muito tempo, os descendentes de Abraão se dividiram novamente com o nascimento de Jesus. Os que acreditaram que Jesus era o grande salvador, profeta e filho de Deus se tornaram cristãos. Os judeus, por outro lado, acreditam que o salvador e filho de Deus ainda está por vir. Os muçulmamos creem que Jesus também foi um profeta.

Qual a sua religião?
Existem centenas de religiões e o esta reportagem não conseguiria mostrar todas. Se você tem uma religião, escreva para o Super. Envie um e-mail para super.df@dabr.com.br e informe nome, idade, religião e telefone de contato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação