UltimasNoticias_Geral

Documentário apresenta experiência de alunos surdos com educação bilíngue

Filme será exibido nesta sexta-feira (17) em dois horários na Universidade de Brasília

postado em 15/10/2014 18:20
A experiência de alunos surdos com a educação inclusiva e com a educação bilíngue (Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua) é o tema do documentário Inclusão, Educação Ideal?, dirigido por Helenne Sanderson e coordenado e por Carilissa Dall;Alba. O filme, lançado em agosto deste ano, será exibido nesta sexta-feira (17) no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), às 14h30, e no auditório do Instituto de Biologia, às 19h30. A exibição do documentário faz parte das atividades do projeto de extensão Círculo de Cultura Surda, coordenado na universidade pelo professor do Instituto de Psicologia Domingos Coelho. Após a exibição do filme, a diretora e a coordenadora participarão de debate com o público.

[VIDEO1]

"É muito importante que os alunos surdos tenham a oportunidade de conhecer a Língua Brasileira de Sinais na escola como primeira língua. Somente assim irão constituir a sua identidade surda. A educação por inclusão tem vários pontos negativos aos alunos surdos", explica Carilissa Dall;Alba. O filme apresenta o depoimento dos alunos surdos do ensino médio da Escola Municipal Helen Keller (escola bilíngue de educação de surdos), em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Durante o documentário, os estudantes relatam suas vivências em escolas de educação inclusiva e como alunos de escola de surdos. "Muitas vezes, as políticas de inclusão são elaboradas sem a participação dos principais atores", explica o professor Domingos. "O filme é uma tentativa de investigar a cultura surda de uma forma diferente, onde o ouvinte não é determinante, e questionar a melhor maneira de elaborar políticas para esse público, que incluam a participação efetiva deles", completa.

O documentário já foi exibido no Festival de Cinema de Gramado, com a campanha Legenda para quem não ouve, mas se emociona; no 2; Seminário de Inclusão no Ensino Superior na Universidade de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais; e no 2; Setembro Azul, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Serviço

Exibição e debate com autoras do documentário Inclusão, Educação Ideal?

Local e horário: Universidade de Brasília - auditório da Faculdade de Tecnologia, às 14h30, e auditório do Instituto de Biologia, às 19h30.

Saiba mais sobre o documentário no blog

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação