A Universidade de Brasília divulgou, nesta terça-feira (12), o primeiro edital de concurso para professores com vaga específica para candidatos negros. A seleção para docente de Direito Público e Privado para a Cidadania, da Faculdade de Direito (FD), cumpre Lei federal 12.990, de 9 de junho de 2014 (que prevê reserva de 20% das vagas em concursos públicos para candidatos negros) e destina uma das três oportunidades para o sistema de cotas raciais.
As vagas são para professor adjunto, com regime de dedicação exclusiva e exigem doutorado. A seleção contará com provas discursiva, oral, didática e de títulos. A remuneração prevista no edital é de R$ 8.639,50. As inscrições podem ser feitas pela internet até 19 de fevereiro.
A UnB conta com cerca de 3,5 mil professores ; 65 se declaram negros, 460 pardos e 1.915, brancos. Desse total, 71 se declaram amarelos e 8 indígenas. Quase 1,2 mil docentes da UnB não declararam a raça.
Política de cotas
A UnB foi a primeira unviersidade no país a adotar a política de cotas no vestibular. Além disso, em 2015, os cursos de mestrado e doutorado em sociologia, antropologia e direitos humanos e cidadania destinaram 17 vagas a candidatos negros. A seleção reservou quatro vagas para estudantes indígenas. Para o primeiro semestre de 2016, os programas de pós-graduação em sociologia, antropologia e direito preveem, ao todo, 25 vagas para candidatos negros e cinco para indígenas.
Com informações da Secom - UnB