UltimasNoticias_Geral

Carreira no espaço aéreo

Homens e mulheres com ensino médio completo podem concorrer a 149 vagas na Escola de Especialistas da Aeronáutica. As inscrições começam amanhã, e as provas são em novembro. Confira dicas para se preparar

postado em 31/07/2016 15:08

Tiago quer uma vaga de sargento na AeronáuticaO Departamento de Ensino da Aeronáutica (Depens) oferece 149 vagas para o Curso de Formação de Sargentos da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). Concurseiros de ambos os sexos podem se inscrever para a especialidade de controlador de tráfego aéreo (128 vagas). No entanto, a opção de guarda e segurança (21) é reservada a homens. Os aprovados passarão pelo curso em Guaratinguetá (SP) em regime de internato por dois anos, durante os quais aprenderão instruções sobre os campos geral, militar e técnico especializado. Os que se formarem com êxito estarão em condições de compor o Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica.


O concurso exige ensino médio completo e que os candidatos não tenham menos de 17 anos nem mais de 24 em 31 de dezembro de 2017. A altura mínima é de 1,60m, no caso de homens; e 1,55m para mulheres. O processo seletivo será composto de testes físicos que incluem flexões, abdominais, salto horizontal e corrida, além de inspeção de saúde e exame de aptidão psicológica , validação documental e prova escrita de múltipla escolha sobre física, matemática, língua portuguesa e língua inglesa (nível básico para guarda e segurança, e intermediário para controle de tráfego aéreo).


Janine Barbosa, professora de inglês e gerente de Cursos da Cultura Inglesa no Distrito Federal, recomenda que os interessados aproveitem os conhecimentos no idioma ao identificar palavras cognatas, que são similares em inglês e em português (como accidental e acidental, creation e criação, comedy e comédia). O exame abordará gramática e compreensão textual. ;As questões serão todas calcadas em textos. Isso é um elemento facilitador, pois o candidato pode usar o contexto para entender o significado de termos desconhecidos;, afirma. Nas provas anteriores, muitos itens de gramática envolviam escolher o substantivo correto para completar a frase; e a dica para esses casos é analisar como ficaria cada opção oferecida no trecho, verificando a que faz mais sentido. Até novembro, em que o teste será aplicado, Janine aconselha os alunos a imergirem na língua. ;Sugiro manter o contato com textos em inglês com frequência e elaborar uma lista de vocábulos mais recorrentes para facilitar a preparação;, conclui.


As instituições militares têm uma característica específica ao aplicar provas: todo o conteúdo programático do edital é cobrado. É o que afirma Filemon Félix de Moraes, professor de português e fundador do cursinho Professor Filemon. ;As bancas examinadores, em geral, colocam as matérias somente para orientar o candidato. Já as militares cobram item por item;, revela. Ex-sargento do Exército, Filemon observa que militares tendem a ser ;rigorosos quanto à bibliografia; e provavelmente só colocarão questões ligadas aos autores que estão nela. ;Por isso, é importante que os candidatos estudem e resolvam exercícios dos materiais previstos no edital, como a Novíssima gramática da língua portuguesa, de Paschoal Domingos Cegalla.; O professor ainda indica que os candidatos não se esqueçam de revisar assuntos como fonemas e vocálicos e análise sintática. ;Revise também a nova ortografia, principalmente a acentuação gráfica e o uso do hífen;, completa.


Na área de matemática, a dica básica para se sair bem é revisar. Marcos Antônio Dias, professor de matemática do Degraus Concursos, tem experiência em preparar alunos para certames militares e revela que muitos não têm a base da matemática bem resolvida e isso dificulta no aprendizado e na hora da prova. ;Faça uma boa revisão dos ensinos fundamental e médio. É necessário dominar tabuada e equação de segundo grau;, alerta. Tiago Castro, professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), afirma que a prova para sargentos deve ser tradicional e conteudista. ;Recomendo que o candidato dê uma checada nos livros indicados na bibliografia. Além disso, faça muitos exercícios e resolva provas anteriores.; Segundo Castro, interessados no cargo de controlador de tráfego devem dar atenção especial a eletromagnetismo e eletricidade.


César Augusto Severo, professor do Curso Exatas, recomenda maior foco em outras áreas. ;É possível notar, nas provas anteriores, maior incidência de questões sobre dilatação, na parte de calor; equilíbrio de corpo extenso, na parte de estática; e de energia e leis de Newton, em dinâmica;, analisa. Para Carolina Castro, professora de física da Zero Um Cursos Preparatórios, o aluno deve priorizar mecânica. ;Acima de tudo, é preciso ter um plano de estudo que contemple todas as matérias. Além disso, foque nos tópicos em que tiver mais dificuldade;, ensina.

Visão de candidato
Influenciado pelo pai militar, Tiago Gomes Alves, 21anos, decidiu que quer seguir os passos do progenitor há dois anos e se prepara para certames do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Além de fazer um cursinho pela manhã, estuda de tarde e de noite. ;Quem tem vontade de seguir a carreira militar não pode desistir: vou estudar até conseguir. Eu tenho uma disciplina consciente e faço o que preciso fazer todos os dias;, revela ele, que concorrerá a uma vaga de controlador de tráfego. A maior dificuldade de Tiago está em física e, para superar o obstáculo, faz exercícios tirados de livros.

Passe bem/Física

Homens e mulheres com ensino médio completo podem concorrer a 149 vagas na Escola de Especialistas da Aeronáutica. As inscrições começam amanhã, e as provas são em novembro. Confira dicas para se preparar

O elemento de aquecimento de uma torneira elétrica é constituído de dois resistores e de uma chave C, conforme ilustra a figura abaixo.
Com a chave C aberta, a temperatura da água na saída da torneira aumenta em 10 ;C. Mantendo-se a mesma vazão d;água e fechando C, pode-se afirmar que a elevação de temperatura da água, em graus Celsius, será de:
a) 2,5
b) 5
c) 15
d) 20

Comentário:

Trata-se de uma clássica questão de potência elétrica envolvendo chuveiro. No item, a tensão aplicada entre os terminais A e B não muda, é sempre igual a U. Quando a chave C está aberta, a corrente elétrica percorre os dois resistores, de forma que a resistência total é R/2 %2b R/2 = R. Quando a chave C é fechada, a resistência total cai pela metade (R/2), pois a corrente elétrica não atravessa a resistência da esquerda. Nesse caso, a potência elétrica (P) do chuveiro dobra, uma vez que P = U2/R. Devido ao fato de a potência duplicar quando a resistência cai pela metade, a temperatura da água também deve duplicar, chegando a 20 ;C, pois toda energia elétrica é usada no aquecimento.

Questão retirada do concurso do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, realizada pela Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar (Epcar) em 2009, comentada pelo professor Tiago Castro.

Gabarito: letra D

O que diz o edital

Concurso Público para o Curso de Formação de Sargentos da Escola de Especialistas da Aeronáutica
Inscrições: de amanhã (1;) até as 15h de 25 de agosto pelos sites www.fab.mil.br/eear ou www.eear.aer.mil.br
Vagas: 149
Salários: não informados
Taxa: R$ 60
Idades: de 17 a 24
Data da prova: 13 de novembro
Local da prova: Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação