Juliana Andrade
postado em 30/05/2019 06:00
O sonho de se tornar veterinário levou Thiago Chaul, 19 anos, a entrar para o grupo de 14.969 candidatos que disputam as 2.105 vagas oferecidas pela Universidade de Brasília (UnB) para o vestibular deste ano. Todos farão a prova neste fim de semana e, na reta final de preparação, a prioridade, segundo professores, deve ser a revisão de conteúdos e o descanso.
Com o objetivo de ser mais um profissional a cuidar da saúde dos animais, Thiago conta que há meses se dedica aos estudos. ;Estou em uma rotina bem intensa, estudando e revisando;, afirma.
Ao todo, são 300 questões, 150 por dia, em cinco horas de prova. No sábado, os candidatos testam os conhecimentos em língua estrangeira, português, literatura, geografia, história, artes, filosofia e sociologia, além da redação. Já no domingo, terão de resolver as questões de biologia, física, química e matemática.
Para o professor César Augusto Severo, coordenador pedagógico do curso preparatório para vestibular Exatas, fazer uma boa prova depende de ficar atento ao estado físico e emocional. Ele reforça a diferença entre um estudante nervoso e um desesperado. ;O nervoso faz a prova e o desesperado, trava. Para evitar isso, algumas coisas podem ser feitas, como chegar cedo. Se ele está indo no carro com medo de chegar atrasado, já vai chegar tenso à prova;, cita. Severo ainda sugere uma alimentação saudável no dia anterior e ter os devidos cuidado para se machucar na prática de exercícios físicos.
Estratégias
Maisa Castro, 17, vai tentar uma vaga no curso de comunicação organizacional e traçou a estratégia de prova. ;No primeiro dia, vou ler o tema da redação e vou fazer as questões de inglês. Depois, volto, faço o rascunho da redação, faço a prova, e passo o texto a limpo no fim;, explica.
As vagas serão distribuídas nos quatro câmpus da UnB. Segundo o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que organiza a seleção, no câmpus Darcy Ribeiro, da Asa Norte, o curso mais concorrido é o de medicina, com mais de 200 candidatos por vaga. Nos outros, os mais procurados são o de fisioterapia, em Ceilândia; gestão ambiental, em Planaltina; e engenharias, no Gama. Neste ano, 479 treineiros se inscreveram para testar os conhecimentos na prova. Os locais de prova podem ser consultados no site www.cebraspe.org.br, com o número do CPF.
Fique atento: Confira que documentos levar para a prova e como fazer uma boa redação
O que levar:
; Documento de identidade original com foto
; Comprovante de inscrição ou de pagamento da taxa de inscrição
; Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente
; É permitido também levar um lanche e água, desde que em embalagem transparente
De olho na redação:
; Fique atento à estrutura: mantenha distância de 2cm da margem esquerda no início de cada parágrafo e escreva até o fim da margem direita
; Preste atenção aos textos das questões, que podem ajudar com informações, mas não copie, escreva com as próprias palavras
; Só cite dados se tiver a fonte
; Durante os estudos, não ignore nenhum gênero textual, qualquer um deles pode aparecer
; Leia com atenção o tema e fique atento para não fugir dele
Fontes: Cebraspe e Gabriel Remington, professor de redação do Colégio Marista João Paulo II