Vestibular e PAS

UnB divulga lista dos aprovados na 1ª chamada do vestibular 2019

Candidatos devem fazer matrícula on-line a partir de terça-feira (9)

Clara Lobo*, Ana Isabel Mansur*, Tayanne Silva*
postado em 08/07/2019 16:14
Veteranos e candidatos fazem a festa no Teatro de Arena do câmpus Darcy Ribeiro
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou, nesta segunda-feira (8), os selecionados na 1; chamada do vestibular tradicional da Universidade de Brasília (UnB). Confira a lista dos aprovados. Foram 2.252 aprovados em 98 cursos de graduação em todos os câmpus da instituição.

A festa com ovos, tinta e farinha começou
Candidatos continuaram conferindo o nome da lista mesmo depois de escurecer
Depois do resultado, começa a fase de registro acadêmico. A Agenda do Calouro do 2; semestre 2019 já está disponível e traz os prazos de registros presencial e on-line. Os aprovados precisam se inscrever na etapa virtual entre esta terça-feira (9) e sexta-feira (12). A matrícula presencial será entre quinta-feira (11) e sexta-feira (12). Tanto o registro a distância quanto o físico são obrigatórios e um não substitui o outro.
[FOTO1416150]

Calouros comemoram

[VIDEO1]
Gustavo Rocha, 18 anos, é um dos mais novos calouro de psicologia e passou por meio de cotas para negros. "Eu estou tão feliz que nem consigo falar", disse.
O jovem fez o ensino médio no Centro Educacional Católica de Brasília e terminou a educação básica em 2018.
Gustavo passou para psicologia
Pablo Matheus da Silva, 19 anos, passou para direito. Ele terminou o ensino médio em 2017 no Centro de Ensino Médio do Núcleo Bandeirante (CEMNB) e fez cursinho no Galt e no Exatas.
"Não sou uma pessoa muito chorona, mas, quando vi o resultado, eu chorei", emociona-se. "Este foi o meu segundo vestibular e valeu o esforço. Eu acordava às 3h para estudar e ia para o cursinho às 6h;, afirma.
Pablo vai cursar direito na UnB
Rafaela Krauspenhar, 20 anos, passou em direito por meio de cotas para alunos de escolas públicas. A jovem terminou ensino médio no Centro de Ensino Médio Setor Oeste.
"O sentimento é inexplicável e uma sensação muito boa. Meus pais sabem e ficaram gritando, felizes", afirma. Rafaela é filha de um aposentado e de uma corretora de imóveis.
Rafaela está feliz por ter sido aprovada para estudar direito
Gabriel será calouro de medicinaGabriel Rebouços de Lima, 18 anos, se inscreveu para medicina no sistema de cotas para alunos de escolas públicas e ficou muito feliz de ter sucesso na empreitada.
"Fiz cursinho gratuito no Galt! Foi uma luta, eu estudava das 7h às 22h", conta o jovem, em lágrimas. O jovem é filho de um pedreiro e de uma vendedora de cosméticos. "Estudei no CED (Centro Educacional) 6 de Ceilândia com muito sacrifício."
Além de aprovados no vestibular, quem passou para a UnB por meio de outros caminhos também veio comemorar.
É o caso de Renata Nolêto, 21 anos, que cursava medicina veterinária no Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e foi aprovada para continuar a mesma graduação na UnB por meio de transferência.

Kamylla é a primeira de sua família a entrar numa universidade públicaAprovada para letras - português, Kamylla Bianca Costa , 22, mora em Santa Maria e terminou o ensino médio em 2014, no Centro de Ensino Médio 404. A jovem passou por meio do sistema de cotas para alunos de escolas públicas.
"Sou a primeira da minha família a entrar em uma universidade pública. Espero me encontrar em letras", relata ela, que é filha de vigilantes.
Victor Luiz Sá Teles, 18 anos, passou em engenharia ambiental pelo sistema universal. "Estudei no Único e fiz cursinho lá mesmo. Eu estou ;de boas; por passar", diz.
"Não era bem o que eu queria, pois ainda não tinha decidido totalmente o que quero da vida, mas tentei mesmo assim", afirma o morador da Asa Norte. O jovem é filho de um empresário e de uma advogada.
Júlia é a primeira da família a ingressar numa faculdadeJúlia Oliveira, 18 anos, passou para relações internacionais por meio de cotas para alunos de escolas públicas.
Ela mora no Cruzeiro e terminou o ensino médio em 2018, no Colégio Militar Tiradentes. A jovem fez cursinho no Exatas por um ano. Passou por cotas de escola pública.
"Espero que eu consiga desenvolver a minha dialética e as habilidades em línguas durante a graduação. Eu me identifiquei muito com o curso", conta Júlia, que é filha de um policial militar e de uma massoterapeuta. Ela é a primeira da família a entrar em uma universidade.

Júlio Bellinello, 17 anos, passou em engenharia mecânica pelo sistema universal.
Nicole Larissa, 18, comemora a aprovação em fonaudiologia"Eu terminei o ensino médio no Centro Educacional Leonardo da Vinci no ano passado e fiz cursinho também", afirma o morador da Asa Norte", diz. "Estou muito feliz, é uma conquista passar."
Artur Piccoli, 18 anos, passou para engenharia de redes pelo sistema universal. O jovem terminou o ensino médio no Colégio Delta de Planaltina. "Eu estou muito feliz. Eu estudava praticamente o dia todo", diz o morador de Planaltina.
Veteranos de relações internacionais recepcionam as calouras Júlia Oliveira, 18, e Marina Soares, 18 (abaixo)

Recepção preparada

A atlética do curso de biologia, Desnaturada, também marcou presença na recepção aos calouros
Veteranos já estão no Teatro de Arena para recepcionar os novos calouros. A Atlética Enfurecida, do curso de enfermagem, é uma das que está no local.
Pedro Loiola, 19 anos, aluno do 3; semestre de enfermagem, fará uma recepção calorosa aos recém-aprovados.
Pedro Loia, veterano de enfermagem
"Eu faço parte da diretoria da Associação Atlética dos Estudantes de Enfermagem da UnB. O meu objetivo é dar suporte aos novatos e informar sobre o curso", afirma.
"Quando passei, eu me senti acolhido e tive o momento de conversar com meus veteranos sobre a profissão. Depois, eu tive a certeza de que queria segui-la."
Bianca Castro, Fernanda Abreu e Cássia Cristina, 18, alunas do 1° semestre de farmácia, do câmpus FCE, vieram recepcionar calouros
Pedro Antonio está na expectativa de ser aprovado para engenharia elétricaO resultado do vestibular ainda nem saiu e já tem candidato se sujando de tinta. Pedro Antonio, 18 anos, concorre a uma vaga para estudar engenharia elétrica e acabou sendo sujado por veteranos.
"Achei a prova regular. A minha expectativa é que goste do curso e siga essa carreira", diz. O morador de Águas Claras fez a inscrição no vestibular dentro das cotas de escola pública e terminou o ensino médio no Colégio Militar Tiradentes em 2018.
"Eu me preparei muito para o vestibular, geralmente, estudando umas cinco horas por dia", afirma. Ele é filho de um militar e de uma aposentada.
Técnicos do Cebraspe colocam a lista de aprovados no Teatro de Arena da UnB
*Estagiárias sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação