Jornal Correio Braziliense

Vestibular e PAS

UnB aplicará, em 1º de dezembro, as provas do PAS

Confira dicas imperdíveis de professores sobre o que estudar nas últimas semanas de preparação e como controlar o nervosismo na hora do exame

Falta menos de um mês para a aplicação das provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília. Os participantes da 3; etapa do processo estarão concorrendo a 4.232 vagas, sendo 2.112 destinadas aos primeiro semestre e 2.120 para o segundo. A 1; e a 2; etapa do processo seletivo ocorrerá em 14 cidades do Distrito Federal e também em quatro do Goiás e quatro de Minas Gerais. Já o exame da 3; etapa ocorrerá somente no DF: Asa Norte, Asa Sul, Gama e Taguatinga. De acordo com o Cebraspe, o número de estudantes inscritos está previsto para ser divulgado na última semana de novembro.
Jonatas Eustáquio faz o 3; ano no Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte (CEMTN) e diz se sentir mais seguro em realizar a prova do PAS do que o Enem. "O PAS oferece mais oportunidade de entrar na faculdade do que o Enem", afirma. A aluna do Colégio da Polícia Militar Ced 7, Eduarda Nogueira, tem a mesma opinião sobre o processo seletivo. A estudante acredita que a prova tem mais conteúdos estudados ao longo do ano na escola. Apesar da preferência, Eduarda ainda não se sente totalmente confiante. "Eu estudei para essa prova, me preparei desde o começo do ano, porém, não me sinto preparada o suficiente. Existem muitos pegas na prova, uma errada anula uma certa, isso traz uma insegurança na hora de fazer e um nervosismo", explica.
Pra ajudar a controlar essa ansiedade, o professor de história do Centro Educacional Sigma David Nogueira aconselha uma preparação física para enfrentar a maratona de cinco horas seguidas resolvendo as questões. "A primeira dica para controlar o nervosismo é entender que é só uma prova e que o candidato se preparou para essa prova. A segunda dica para se livrar do nervosismo é, nesse momento, intercalar os estudos com atividades físicas, de preferência ao ar livre.

O projeto Tudo Sobre PAS começou sua trajetória dando aulas gratuitas. Entretanto, após realizar algumas mudanças de organização se tornou a empresa líder no nicho de mercado voltado ao PAS da internet, com a venda de materiais para estudo, curso de redação e mentorias. O cofundador do projeto, Thiago Henrique, diz que no dia da prova é necessário ter calma e se lembrar a forma de correção: "Sobre nervosismo, a dicas para o dia da prova é começar a prova pelo que sabe mais e ir resolvendo, aos poucos, para o que não se sabe tanto, pois a prova penaliza muito as tentativas de acerto. Então, focar no que mais se sabe é melhor".

No Distrito Federal existem alguns cursinhos pré-vestibulares gratuitos para alunos oriundos de escolas públicas e bolsistas integrais de escolas particulares. Um deles é o Galt que oferece aulas intensivas para os candidatos da terceira etapa do programa. Além do conteúdo, é trabalhado também o empoderamento dos estudantes para que se sintam mais motivados a estudar e fazer a prova. O professor de geopolítica e atual presidente institucional do projeto, Rubenilson Cerqueira, aconselha que os pré-vestibulandos apenas foquem na Matriz do PAS daquela etapa a qual realizará a prova e procurem conhecer bem o estilo de prova do Cebraspe, refazendo provas antigas.
[FOTO1]

"Outro ponto importante é não querer estudar tudo no desespero. Os candidatos precisam aproveitar a vantagem que o PAS trás de ter uma prova direcionada e seriada. Portanto, eles devem buscar na matriz da etapa da qual irá realizar a prova e saber quais serão as abordagens que a sua etapa irá cobrar na prova. Depois disso, eles deverão direcionar seus estudos para estas exigências", acrescenta.

Em três lugares da Asa Sul, o Vestibular Cidadão também prepara alunos para o programa. O 1; semestre de estudos do ano é dedicado ao PAS. Vinicius Machado, professor de Geografia do cursinho, aconselha que os estudantes mantenham o foco em analisar as obras e contextualizar com o restante do conteúdo.

No dia da prova, o aluno deverá portar um documento de identidade original, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de solicitação de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de solicitação de inscrição. As calculadoras são fornecidas pelo Cebraspe e alimentos serão permitidos somente em embalagens transparentes.

Não estudou nada ainda? O TUDO SOBRE O PAS reuniu uma coletânea de dicas para esses alunos. Para conferir acesse o link.
*Estudante de jornalismo sob supervisão da editora Ana Sá