VidaEscolar

Tempo de aprender

Atividades durante as férias também contribuem para o desenvolvimento das crianças. Mais do que conteúdo didático, são momentos de se conectar com os pequenos e aproveitar ao máximo os dias livres

Renata Nagashima*
postado em 13/01/2019 02:00
Pipas e menino soltando pipa
O período de férias também pode trazer momentos de aprendizado. Longe da televisão e dos videogames, os pais devem buscar atividades para aproveitar ao máximo os dias livres com os filhos e compartilhar experiências. Viagens em família, por exemplo, são oportunidades de imersão cultural e um estímulo aos sentidos. Visitas a museus e até filmes no cinema ou em casa também cumprem esse papel. Confira um roteiro completo com atividades ao ar livre ou em casa para tornar as férias interessantes e divertidas em Brasília.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Passeio no Zoo

Zoológico
Durante o período de férias, o Zoológico de Brasília funcionará todos os dias, das 9h às 17h, e apresenta programação diferenciada, promovendo aproximação e interação com o meio ambiente. No Zoo Noturno Kids, crianças de até 7 anos participam de visita guiada aos animais de hábitos noturnos, acompanhadas pelo responsável. Acampar no zoológico é outra opção oferecida para a criançada, em um fim de semana por mês. Essa programação inclui também conhecer hábitos noturnos dos animais e ainda trilha e workshops e palestras.
O agendamento deve ser feito pelo telefone (61) 3445-7007.

Criatividade no teatro

teatro
O contato com o teatro contribui para que as crianças desenvolvam senso crítico e aprendam a expressar a própria opinião. Uma das atividades oferecidas na cidade é o Domingo é Dia de Teatro. A entrada é gratuita, por ordem de chegada das 200 primeiras pessoas, no teatro da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, no Lago Norte. Este mês, a programação conta com a peça Pocahontas, hoje. No dia 20, é a vez do espetáculo Pan-pan-pan-pan, uma peça adaptada da história de Peter Pan, o menino que nunca cresce e que mora na Terra do Nunca. As histórias de Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão são contadas em O Circo de Oz, dia 27.


Lendas, filmes, música e dança

cena filme carro com duas pessoas
A mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília, apresenta 33 filmes, entre curtas, médias e longas, para crianças de 3 a 16 anos. São clássicos da cinematografia brasileira e novidades do cinema infantil nacional, além de uma apresentação da Cia. Malas Portam, que vai musicar seu videoclipe Na Beira da Lagoa e sonorizar o filme mudo de animação Os Azares de Lulu.
Entre os clássicos apresentados está Castelo Rá-Tim-Bum ; O Filme, baseado na série de sucesso dos anos 1990. As crianças ainda terão a oportunidade de conhecer histórias e lendas brasileiras. O trailer dos filmes nacionais incluídos na mostra podem ser acessados no link bit.ly/brasileirinhos2018.
O CCBB também oferece oficinas de pintura, aos sábados, e aulas de dança. Aos domingos, a partir das 16h, o espaço se transforma em palco para apresentações e aulas de dança de variados estilos: forró, ritmos latinos, samba, hip hop, Kpop e fitdance. As atividades no Espaço Férias no CCBB são gratuitas. Informações e programação completa disponível em culturabancodobrasil.com.br.

O universo... no Planetário

Planetário
O Planetário de Brasília funciona todos os dias em janeiro, com exceção das segundas-feiras, com uma programação especial, como a apresentação dos filmes Kaluoka;hina, o recife encantado, Origens da Vida, e sessão comentada de Da Terra ao Universo e O Segredo do Foguete de Papelão. Lá, as crianças têm a oportunidade de conhecer mais sobre o universo e a origem do mundo com atividades interativas. A entrada é franca e há possibilidade de agendar a visita. Informações sobre a programação e horário de funcionamento estão disponíveis no site sedict.df.gov.br/funcionamento.

Refresco para dias de calor

Água Mineral
Os dias de calor intenso do verão no Planalto Central podem ser amenizados com um passeio no Parque Nacional de Brasília e mergulhos nas piscinas da Água Mineral. O parque funciona todos os dias, com piscinas infantil e adulta e duas trilhas. Há espaço ainda para piquenique. Ótima oportunidade também para mostrar às crianças a importância de preservar o meio ambiente. O funcionamento é das 8h às 17h, todos os dias, e o ingresso custa R$ 13.

Cinema até de carro

Cine Drive-In
Uma atividade diferenciada para apresentar para as crianças é o Cine Drive-In, que, durante as férias escolares, não se esqueceu do público infantil e apresenta programação com produções atuais para os pequenos, food trucks e brinquedos infláveis. Os filmes em cartaz são Wifi Ralph: Quebrando a Internet e Aquaman.
Os ingressos variam de acordo com o dia da semana. Informações em cinedrivein.com. Outras produções muito esperadas devem estrear em breve nesse e em outros cinemas da capital, entre elas Homem-aranha no Aranhaverso, apresentando Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn. Como treinar o seu dragão volta aos cinemas com o terceiro filme, para a alegria da criançada que curtiu as aventuras do viking Soluço e seu dragão, Banguela. A estreia está prevista para 17 de janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação