Danilo Queiroz - Especial para o Correio
postado em 13/01/2019 02:10
Cada estudante tem a própria maneira de organizar a rotina de estudos. Alguns são bastante independentes, enquanto outros apresentam dificuldades em se planejar. Em qualquer situação, o auxílio dos pais é sempre importante. É preciso, no entanto, bom senso, já que uma intervenção exagerada pode atrapalhar.
Para a orientadora pedagógica Maria de Fátima Melo, os responsáveis devem prestar suporte aos filhos, estabelecendo hábitos que sejam eficazes e adequados ao aprendizado de cada idade.;É preciso que tudo seja feito de forma atrativa e lúdica;, indica.
Já a psicopedagoga Raquel Manzini ressalta a necessidade de os pais mostrarem aos filhos que o processo é essencial em todos os aspectos da vida. Para isso, segundo a especialista, é importante se estruturar um esquema com horários definidos para acordar, tomar café, se vestir, fazer o dever de casa e se divertir. ;Isso é bom para a criança ter a noção, desde pequena, de que aquele espaço reservado para o dever de casa é tão primordial quanto o tempo de outras atividades;, afirma.
Pais de Lucas, 4 anos, o militar José Luciano Coelho de Andrade Junior, 33, e a administradora Josiane Gomes, 36, fazem o possível para estar presentes e acompanharem ativamente a vida escolar do filho. Segundo ele, toda a família estabeleceu estratégias para colaborar no aprendizado do menino, que vai ingressar no Jardim 1 este ano. ;Nosso exemplo é muito importante para ele saber que tem apoio e que nos importamos em participar e estar presentes nos momentos da escola;, frisa.
Toda a rotina de estudos de Lucas foi montada em razão do que o garoto aprende durante as atividades escolares do dia. ;Fazemos um reforço do que foi ensinado. O tempo é todo dele. Perguntamos para a professora como ele aprendeu para organizarmos os estudos. No quarto, o Lucas tem um quadro pequeno onde treinamos depois da escola;, ressalta o militar, que também criou um sistema de recompensas para premiar o garoto quando a rotina é cumprida. ;Ele se adaptou bastante ao método do quadro de incentivos. Gosta de vê-lo com estrelas.;
Equilíbrio
Apesar de ressaltar a importância da participação dos pais na organização dos estudos dos filhos, Raquel Manzini lembra a necessidade de haver equilíbrio para que o apoio não prejudique o desenvolvimento do aluno. ;É importante monitorar para que as atividades ocorram, mas não fazer os deveres pelos filhos. Acompanhar a vida escolar é diferente de fazer pela criança. Significa ver se a rotina está sendo cumprida dentro do planejado;, destaca. ;Se eles pegam a responsabilidade para si, a criança fica passiva e terá comportamentos indesejáveis, como choro, insegurança e medo.;
Adaptação à faixa etária
Os pais devem sempre estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar e prestigiar as questões que envolvem a organização escolar. A cobrança é o último recurso a ser utilizado. A intensidade dessa atuação, por sua vez, deve ser dosada conforme a idade e a etapa escolar que o aluno estiver cumprindo.
Para a orientadora pedagógica Maria de Fátima Melo, o ideal é que, para crianças em séries iniciais, a rotina de estudos também traga diversão. ;As séries iniciais são o primeiro momento da criança no colégio. Essa fase é única e deve ser um momento de aprender brincando;, indica. Conforme o estudante for crescendo, novas práticas devem ser inseridas no processo. ;Quando a rotina for ficando mais intensa, surgem outras formas de alcançar objetivos e o acompanhamento familiar é importante;, completa.
Os pais devem adotar postura firme e não ceder aos desejos das crianças de não realizarem as atividades, conforme explica a psicopedagoga Raquel Manzini. ;Em geral, os filhos usam desculpas, como cansaço e sono, para uma fuga da rotina e, muitas vezes, os pais flexibilizam demais esse momento;, avalia. ;Eles precisam assimilar desde pequenos que fazer o dever de casa tem um horário certo e faz parte da rotina, como outras atividades do dia a dia.;
Para a profissional, um dos melhores caminhos é a elaboração de tabelas das atividades. O peso das responsabilidades também deve ser dosado. ;É interessante deixar a rotina legal e divertida para a criança desde o começo da infância. Elas começam a ter dever de casa esporadicamente, com 5, 6 anos de idade. Por volta dos 10, a rotina já está estabelecida, como qualquer outra;, detalhe.
A figura do professor também deve ser valorizada. Os pais precisam se mostrar disponíveis para esclarecer dúvidas e indicar o caminho para a criança ou o adolescente buscar as respostas que procura, mas aconselhar que ela busque o docente tem um papel primordial na construção da autonomia.