VidaEscolar2020

As novas etapas do ensino no Brasil

Pensar o aprendizado como um fato isolado ficou no passado

Correio Braziliense
postado em 13/01/2020 21:16
O desafio do ensino se tornou maior. Com a tecnologia ocupando todos os espaços, as escolas estão revolucionando o modo como transmitem o conhecimento. Nunca a conexão entre alunos, professores e familiares foi tão importante. Pensar o aprendizado como um fato isolado ficou no passado. A responsabilidade é de todos.
 
Estudantes em biblioteca 
É verdade que os novos paradigmas sugerem que os estudantes devem ser empreendedores da própria vida. Mas uma escola de qualidade, antenada, e pais participativos e conscientes de seu papel fazem com que a caminhada não fique pela metade. Com certeza, é o trabalho conjunto que fará a diferença no futuro que está logo ali.

O ano de 2020 começa com um desafio maior. É o primeiro ano de vigência da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As diretrizes para a educação infantil e fundamental têm como objetivo desenvolver as competências sócio-emocionais dos estudantes. Pela complexidade, a adoção se dará em duas etapas, até 2021.

O especial Vida Escolar 2020 mostra que os estudantes estão conscientes de que cabem a eles construir um país melhor. Engajados, se tornaram professores dos pais quando o assunto é meio ambiente. Mais: sabem que, quando o tema é educação, não há tempo a perder.

Boa leitura!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags