Fernanda Mendes, 14 anos, estudou numa escola pequena de Taguatinga durante oito anos. Sua sala tinha apenas 10 alunos e os professores sabiam o nome de todos. O que vai mudar em 2013? ;Os professores vão puxar bem mais, o primeiro dia de aula já vai ser focado no PAS, a turma tem de 30 a 40 alunos e o relacionamento com os professores será diferente, porque eles não vão conhecer cada um. Falam que, em alguns colégios, eles sabem quem são os alunos por foto e não por nome;, define Fernanda. Ela já ouviu muito sobre a ;realidade totalmente diferente; do ensino médio, para onde vai este ano. E diz que não está com medo do que virá pela frente, pois se enturma fácil. A coordenadora do colégio, Aline Bastos, concorda, mas alerta que, em vez de ela ter cinco amigas dividindo o mesmo espaço, serão 20. ;Lá, por exemplo, você vai ter que ser mais flexível com as colegas. Aqui vocês brigam e, no outro dia, já estão morrendo de saudade uma da outra;, lembra.
Maria Isabel Leme, professora da Universidade de São Paulo (USP), reconhece que a transição de etapa escolar causa estranhamento, chegando a afetar o aprendizado. ;Ela acarreta mudanças na forma de ensino, que envolve a capacidade de organizar o próprio tempo, dividindo-o entre estudo, lazer e até trabalho.; A especialista explica que o problema é quando a criança não responde de acordo com o que é esperado.
Qual seria então o papel dos educadores e da família diante das dificuldades do aluno? ;Verificar periodicamente se os estudantes estão satisfeitos com os resultados obtidos, até consigo mesmos, e se necessitam de algum apoio;, enumera Maria Isabel. Para evitar a queda no rendimento, uma instituição na Asa Sul desenvolveu um projeto de transição. Professores do 6; ano e do ensino médio vão às turmas do 5; e do 9; ano, nos últimos dias do período letivo, para explicar as diferenças, apresentar as normas e falar um pouco das aulas e do conteúdo com seus futuros alunos.
Fique de olho
Como perceber dificuldades na nova etapa?
; Diminuição nas notas (queda no rendimento)
; Desejo de mudar de escola
; Pretextos para faltar às aulas
Fonte: Maria Isabel Leme, especialista
em processo cognitivo e afetivo