Ensino_EducacaoBasica

Fuja dos abusos: descubra o que é preciso para evitar gastos desnecessários

postado em 13/01/2012 17:00

Ao comprar o material escolar, os pais devem seguir algumas recomendações. Por exemplo, avaliar a lista entregue pelos colégios. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as escolas devem pedir apenas objetos de uso individual do aluno. Os de uso coletivo já estão incluídos nas mensalidades escolares e não podem ser cobrados. Muitos pais, porém, desconhecem as determinações do CDC. É o caso do analista de sistema Alex Córdova, 34 anos. Na lista de seu filho Vicenzo, que está na 2; série do ensino fundamental, há mais de 20 itens de uso coletivo. Entre eles, placa de E.V.A.(tipo de tecido) estampada, papel celofane e bloco criativo.
Alex Córdova indigna-se: %u201CAchei a quantidade de material desnecessário, mas fiquei com medo de meu filho ser prejudicado nas atividades escolares%u201D
De acordo com o pai, o colégio afirmou que todo o material seria utilizado. ;Achei a quantidade desnecessária, mas fiquei com medo de meu filho ser prejudicado;, afirma. Nesses casos, o indicado é procurar a diretoria da instituição para esclarecimentos e, caso os pais ainda considerem a lista abusiva, buscar ajuda no órgão de proteção do consumidor, o Procon. Além dos materiais excessivos, uma exigência proibida é o pedido de compra em lojas específicas. A ação é considerada venda casada. Estipular a marca de materiais também é ilegal.

Dicas para economizar
Compras em conjunto
; Unir pais para comprar juntos pode render bons descontos, já que a quantidade de itens comprados será muito maior

Grupos de troca
; Verificar se no colégio existem grupos de troca de materiais. Se não, pode-se sugerir a criação de um. Murais físicos e redes sociais são ferramentas úteis para que a ideia dê certo.

Livros usados

; Sebos são boas alternativas para economizar na compra de livros.

Objetos reutilizados

; Muitos objetos podem ser reaproveitados, como compassos, esquadros e réguas. Uma dica é separar as folhas em branco dos cadernos usados e juntá-las em um novo caderno. Além da economia, a atitude colabora para a preservação do meio ambiente.

Não podem ser cobrados

; Álcool;
; Algodão;
; Caneta para lousa;
; Clipes;
; Copos, talheres e copos descartáveis;
; Esponja para louça;
; Fita adesiva;
; Cartucho de impressora;
; Giz para quadro negro;
; Grampeador;
; Guardanapos;
; Kit de primeiros socorros;
; Materiais de limpeza;
; Medicamentos;
; Papel higiênico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação