Ensino_EducacaoBasica

Estudantes usam a internet para aperfeiçoar a escrita e o senso crítico

postado em 13/01/2012 17:00

;Ouviram o deboche dos governantes/ Às margens do dinheiro e corrupção /Um povo que vira as costas ao seu povo.; O trecho é do poema Brava gente, brasileira, escrito por Rafael Ramos, 18 anos, e postado em seu blog em 7 de setembro do ano passado. O estudante do terceiro ano do ensino médio nem sabia que levava jeito para escrever até se envolver com as publicações pela internet. ;Já tive um blog de comédia com um amigo, depois uma conta no tumblr, e então decidi começar a postar meus textos aqui e deu certo;, conta o adolescente, que chegou a ter 400 visualizações em um dia.

Rafael Ramos, 18 anos, se expressa em blog com textos em formato de poesia

Tudo começou quando a namorada terminou o relacionamento. Foi a maneira que Rafael encontrou de se expressar. ;Por isso, a maior parte dos textos é romântica;, confessa o jovem.

Mas por que usar o blog e não apenas escrever suas emoções e pensamentos em um caderno? Rafael explica que o grande diferencial da internet é o retorno que se tem de quem lê. ;A partir disso, comecei a ter mais carinho e a pensar melhor nos meus textos;, diz.

O professor de informática na educação Lúcio Teles, da Universidade de Brasília, vê com bons olhos os adolescentes como Rafael. ;A internet está inserida no cotidiano dos jovens, não há volta. Então é muito positivo quando eles usam a ferramenta dessa forma;, opina.

SERVIÇO

letrinhanasopa.blogspot.com.br

Expressão consciente
Confira as dicas do professor Lúcio Teles para se dar bem na rede

; Mesmo na internet, é necessário ter etiqueta. Escrever tudo errado ou postar mensagens opinativas (como políticas e religiosas) que podem incomodar.

; Respeito é fundamental. Expressar-se não quer dizer impor suas ideias nem muito menos praticar bullying com os colegas.

; Preste atenção na segurança. Não fale demais de si mesmo, não forneça endereço e telefone em qualquer lugar e procure usar a rede em locais seguros.

; Não acredite em tudo o que ler ou ver. Procure sites recomendados com informações confiáveis.

; Use a web de acordo com seus interesses. Há quem prefira discutir em grupos nas redes sociais, outros se dão melhor com blogs e outros ainda gostam de publicar fotos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação