Ensino_EducacaoBasica

As mochilas não podem ser demasiadamente pesadas: fazem mal à saúde

postado em 13/01/2012 17:00
Livros, cadernos e estojos são indispensáveis para atividades escolares. Mas esses e outros materiais devem ser carregados de forma correta para que a saúde de crianças e adolescentes seja preservada. Segundo recomendações do Ministério da Saúde, o peso das mochilas não pode ultrapassar 10% do peso do aluno. Por exemplo, um estudante de 40kg não poderia carregar mais que 4kg. Mas a sugestão nem sempre é colocada em prática.

A aluna do 5; ano do ensino fundamental Camilla Araújo pesa 37kg e leva normalmente na mochila quatro cadernos, uma agenda e três estojos ; além dos livros escolares. Juntos, os objetos ultrapassam os 3,7kg, máximo indicado para a menina. De acordo com o ortopedista e cirurgião de coluna Luciano Ferrer, o excesso de peso levado por crianças pode trazer danos no futuro. ;O sobrepeso carregado na infância e adolescência traz possíveis complicações na coluna na fase adulta, como dor nas costas, escoliose e cifose.;

O médico afirma que o ideal seria diminuir ao máximo o peso das mochilas, pois o ser humano não é adaptado para levar grandes cargas. Mas, caso a quantidade de material ainda extrapole o recomendado, o melhor é que a criança use malas com rodinhas, pois o peso não incide diretamente na coluna. Ainda assim, a altura da alça deve estar bem regulada para que o aluno não precise se curvar para levar os materiais.

No caso de mochilas tradicionais, deve-se ajustá-las para que fiquem centralizadas nas costas do estudante. Assim, o peso fica equilibrado e próximo ao corpo. Carregar a mala em um único ombro é a pior forma de levar o material, pois músculos são sobrecarregados e a coluna é forçada para o lado.

Como forma de evitar as consequências para a coluna dos filhos, os pais devem conferir se há somente o necessário na mochila das crianças. Brinquedos, roupas e outros objetos podem ser evitados. Além disso, é aconselhável evitar malas com muitos bolsos e compartimentos, pois a quantidade de coisas carregadas neles contribuem para o sobrepeso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação