Publicidade

Correio Braziliense

100 mil pessoas: 8º Fórum Mundial da Água chega ao fim com público recorde

O próximo encontro para debater o tema água está marcado para 2021, em Dakar, no Senegal


postado em 23/03/2018 14:09 / atualizado em 23/03/2018 16:28

Até o fim da quinta-feira (22/3), 97 mil pessoas haviam passado pela Fórum mundial. Até o fechamento da Vila Cidadã o número deve superar 105 mil (foto: Dênio Simões/Agência Brasília)
Até o fim da quinta-feira (22/3), 97 mil pessoas haviam passado pela Fórum mundial. Até o fechamento da Vila Cidadã o número deve superar 105 mil (foto: Dênio Simões/Agência Brasília)

 

Por uma semana, Brasília, a capital federal, se tornou também a capital mundial da água. Na manhã desta sexta-feira (23/3), o Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebeu a cerimônia de encerramento do 8º Fórum Mundial da Água, que já supera o número recorde de 100 mil visitantes, vindos de 173 países. 

“Estamos orgulhosos de ter feito o maior Fórum Mundial da Água da história”, comemorou o governador Rodrigo Rollemberg. Mas o movimento está longe de chegar ao fim. A partir dos debates levantados no seminário, cinco documentos foram gerados, um por cada dos formatos de processo debatidos. Todos foram entregues à comunidade internacional. Agora, o Brasil tem prazo de seis meses para entregar uma declaração final consolidada sobre o 8º Fórum. 

O objetivo é fazer com que os temas debatidos não sejam esquecidos, e possam gerar novas políticas públicas e programas que gerem desenvolvimento ambiental consciente. O cumprimento das declarações não é obrigatório para nenhum país, mas a organização espera que sensibilize líderes globais. 

Próximo encontro 


O debate mundial sobre a água segue para Dakar, capital de Senegal, em 2021. Ao fim da cerimônia no Centro de Exposições Ulysses Guimarães, o governador Rodrigo Rollemberg passou a bandeira do Fórum Mundial da Água para representantes de Senegal. “Convido a todos a comprar a passagem e ir para a África, onde vamos continuar a debater a agenda da água”, disse o chefe do Buriti. 

Após “Compartilhando água” em Brasília, o tema de 9º Fórum Mundial será “Segurança da Água”. A chegada do Fórum ao Senegal marca a volta do debate a África, onde em 1997, ocorreu a primeira edição do evento, no Marrocos. 

8º Fórum Mundial em números: 


- Mais de 100 mil pessoas na Vila Cidadã
- 10,6 mil congressistas
- 48,739 crianças 
- 2,785 professores 
- 3,520 estrangeiros 
- R$ 80 milhões investidos na realização do evento

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade