Game Over

Mario, herói da Nintendo retorna ao Wii no estilo dos games que o tornaram mundialmente conhecido

A diversão é complementada por partidas com até quatro jogadores

postado em 05/02/2010 19:38
Há quase 30 anos, ele enfrenta tudo para salvar sua princesa de qualquer ameaça. Já andou de cabo a rabo o reino onde vive, o Mushroom Kingdom, já passou por ilhas, lagos, montanhas, vulcões e foi até ao espaço. No caminho, ajudou a empresa que fez seus jogos a revitalizar uma indústria praticamente falida em meados da década 80, e se estabeleceu como ícone cultural. A importância de Mario para esse meio dispensa comentários, e quando um novo jogo do encanador da Nintendo chega ao mercado, seu sucesso é uma aposta quase certa, ainda mais quando o game tem uma proposta como a de New Super Mario Bros. Wii, lançado no fim de 2009.

A diversão é complementada por partidas com até quatro jogadoresO jogo repete a fórmula testada no Nintendo DS em 2006, e coloca gráficos atuais no sistema de câmera lateral que fez tanto sucesso nas décadas de 80 e 90. Existem algumas mudanças pontuais, mas a jogabilidade continua a mesma desses clássicos, e o impacto é ainda maior em um console de mesa como o Wii. Até o controle deve ser colocado na horizontal, assim como no NES (Nintendo Entertainment System) de 8-bits, apesar de haver uma opção de jogar com o Nunchuk. Se você cresceu jogando Mario, já sabe o que fazer a partir do momento que pegar o Wiimote.

As principais influências são emprestadas de Super Mario Bros 3 e Super Mario World, os dois últimos títulos antes da transição para os gráficos 3D. Do primeiro vem as maiores inspirações, como os mundos temáticos e o mapa de fases intercalado com bônus, casas com itens e batalhas com monstros. Já o segundo contribui com as casas fantasmas e o dinossauro Yoshi. Os filhos do arqui-inimigo Bowser também dão as caras, como sub-chefes dos outros mundos.

As roupas e itens especiais continuam presentes, dos jogos antigos, estão lá o cogumelo (um faz os personagens crescerem e outro os deixam minúsculos), a planta de fogo e a estrela. As novidades são a planta de gelo ; com a qual se pode congelar os adversários ;, o capacete com hélices ; que dá pulos mais altos ao herói ; e a roupa de pinguim ; que ajuda a andar no gelo, nadar mais rápido e também atirar bolas de gelo. As novas vestimentas não têm o charme das antigas, como a roupa de sapo e a capa voadora, mas compensam com eficiência.

Essa experiência nostálgica não significa que o game seja uma tentativa barata de lucrar com os sentimentos dos jogadores. New Super Mario Bros. Wii têm novos elementos que só se tornaram possíveis com a tecnologia atual, como nuvens que escondem tesouros, telas com muito mais inimigos e canhões controlados pelo sensor de movimentos do Wiimote. O controle também complementa a jogabilidade clássica usando as chacoalhadas como um terceiro botão. Com essa ação, Mario e seus amigos levantam objetos e dão pulos giratórios.

Nas fases, as novidades não escapam aos olhos dos mais atenciosos. Plataformas que se movem em todas as direções, engrenagens gigantes, troncos que giram enquanto o jogador está em cima ; mais uma vez, melhorias que só foram possíveis graças ao hardware do Wii. O game tem dificuldade igual ou até maior que os clássicos, mas traz níveis muito bem pensados com todos os elementos novos. É necessário reconhecer o esmero notável da Nintendo na elaboração de cada fase.

A diversão é complementada por partidas com até quatro jogadoresA adição mais inovadora é o modo multiplayer, com partidas de até quatro jogadores. Mario, seu irmão Luigi e dois simpáticos Toads fazem o mesmo percurso que apenas um jogador faria sozinho, e a presença de mais três pessoas na tela deixa o jogo diferente. Primeiro, porque dois personagens não ocupam o mesmo espaço, o que exige cuidado das pessoas presentes na tela. É comum o pulo de um jogador acabar empurrando outro para um abismo ou direto na boca de uma planta carnívora ; o que, no final, acaba sendo a maior graça de jogar na companhia nos amigos.

Apenas um problema é incômodo: quando um dos personagens consegue um cogumelo ou roupa, a tela para por uma fração de segundo, e pode atrapalhar outra pessoa. As partidas multiplayer também servem para refletir o descaso da Nintendo com a jogatina online. Para jogar com quatro pessoas, é necessário que todas estejam na sala. Um modo online, com suporte a voz, seria muito bem-vindo.

Ajuda

Apesar de todos os elementos que certamente serviram para agradar os mais aficionados, não podemos esquecer que a Nintendo mira em outros públicos menos acostumados ao videogame, e também quis trazê-los para frente da televisão com New Super Mario Bros. Wii. Esse é o primeiro título com o controverso recurso Super Guide, que inclui tutoriais e dicas, ou até mesmo pula uma parte difícil do game para o jogador.

Ao morrer oito vezes na mesma fase, uma caixa verde surge no início da fase. Ao ativá-la, o jogo pergunta se você quer que Luigi jogue a fase por você. Ao escolher, o computador mostra como passar de todos os obstáculos de o nível, com a opção de tomar o controle da ação a qualquer momento. Se você faz isso, a ajuda para o resto do caminho é desativada. Uma vez que Luigi chega ao final da fase, o jogo pergunta se você não quer tentar jogar de novo. Caso você não queira, pergunta se você quer pular a fase. O Super Guide pode até ser visto como uma forma de trapaça, mas o modo como surge no game tenta manter o máximo de sutileza, em respeito aos veteranos. Ele pode até ser útil para esse tipo de jogador em um trecho mais difícil.

No geral, New Super Mario Bros. Wii é simplesmente Mario como o conhecemos desde a infância, com fases detalhadas e adições interessantes à série como um todo ; principalmente no caso do Wiimote, aqui na medida certa. Mesmo com uma jogabilidade de vinte anos de idade, o encanador bigodudo continua surpreendendo seus admiradores.

Produção/Desenvolvimento
Nintendo
Disponível para Wii

Número de jogadores:
1 (single-player), até 4 (multiplayer)

Preço: R$ 249

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação