Game Over

Exército de polígonos

Game de tiro em primeira pessoa coloca 256 personagens no mesmo campo de batalha Mas trabalho em equipe e hierarquia são privilegiados em vez da ação desenfreada

postado em 09/03/2010 09:38
Game de tiro em primeira pessoa coloca 256 personagens no mesmo campo de batalha Mas trabalho em equipe e hierarquia são privilegiados em vez da ação desenfreadaQuando falamos de número de jogadores em um game de tiro em primeira pessoa, uma partida com mais de 50 pessoas está acima da média. Diante disso, a ideia da Sony para MAG parece absurda. O título deste jogo exclusivo para o Playstation 3 é uma sigla para Massive Action Game, ou jogo de ação massivo, em português. O nome traduz bem sua ambiciosa proposta: colocar 256 pessoas na mesma fase, sem lag. (1)

A confiança nessa ideia é tamanha que MAG não possui nenhuma campanha offline. É necessário ter o console conectado à internet o tempo todo. O game gira em torno de três facções: a Valor, de veteranos de guerra norte-americanos e britânicos, a empresa europeia Raven e seus soldados equipados com tecnologia de ponta, e a S.V.E.R., que junta soldados russos, indianos, chineses e árabes. Na hora de criar o avatar, você deve escolher um lado para participar das batalhas.

MAG segue o modelo dos últimos Call of Duty: os soldados ganham pontos de experiência de acordo com o que fazem nas batalhas e sobem de níveis, liberando novos equipamentos e habilidades como precisão com rifles, pistolas ou habilidades de cura. A evolução é essencial porque os três modos de jogo disponíveis são liberados à medida que o jogador evolui. Os dois primeiros comportam 64 jogadores. No Suppression, dois times se enfrentam e quem eliminar mais vezes o oponente vence, e no Sabotage, uma facção tenta tomar pontos de controle da outra, em partidas de 32 contra 32.

O Acquisition, um pouco mais elaborado, coloca uma facção para capturar os veículos da outra, em uma batalha que envolve 128 jogadores. O último modo é o Domination, que finalmente mostra a verdadeira natureza do jogo, e pode frustrar quem esperava uma grande guerra com centenas de soldados. Cada time de 128 jogadores é dividido em quatro pelotões ; que, por sua vez, se dividem em quatro equipes de oito soldados, que precisam cumprir vários objetivos menores até chegar ao ponto de comando central. E vence quem conseguir manter controle sobre esse lugar até o fim da partida.

Todos os 256 jogadores estão no mesmo lugar, mas em vez de batalhas de grande escala, a ação fica espalhada por vários pontos menores ao redor do mapa. Mas isso não significa que as disputas não sejam complexas. Os times têm à disposição muros de contenção, metralhadoras de apoio, veículos e sensores que ativam minas e morteiros. O trabalho em equipe é importantíssimo para a vitória. Cada equipe, pelotão e até o exército inteiro tem um jogador como comandante. Para se tornar um, é preciso subir a níveis mais avançados. Essa pessoa tem a capacidade de ordenar ataques aéreos e quem fica perto dela durante o combate ganha pontos extra de experiência e mais resistência. É um jeito de incentivar quem gosta de jogar sozinho a cooperar.

Game de tiro em primeira pessoa coloca 256 personagens no mesmo campo de batalha Mas trabalho em equipe e hierarquia são privilegiados em vez da ação desenfreada

Ao final, o vencedor ganha uma pequena vantagem sobre as outras facções, como uma porcentagem maior sobre os pontos de experiência. A hierarquia e a noção de que você é parte de um grande exército é o ponto alto de MAG. Porém, se um time começa a ganhar muitas partidas, os novos jogadores podem decidir sempre por se juntar ao time com vantagens, o que deixa o jogo desbalanceado. Foi o que aconteceu com a facção S.V.E.R. nas primeiras semanas após o lançamento do game. O número pequeno de cenários ; apenas nove, três para cada facção ; também acaba enjoando, apesar de algumas fases serem enormes.

Sem as partidas de 256 pessoas no mesmo mapa, MAG é um jogo de tiro genérico. E como o game concentra esforços para se diferenciar pelo número expressivo de jogadores, todo o resto passa despercebido pelo jogador. Gráficos e jogabilidade são bons, mas não o suficiente para se destacar dos vários outros jogos de tiro com os quais ele tenta competir. Vale a velha máxima: quantidade nem sempre é qualidade.

Jogo lento
Latência (ou lag) é o termo utilizado em computação para determinar o atraso na transmissão de informação entre dois pontos de uma rede. No caso dos games, entre a máquina de quem joga e o servidor. O termo é utilizado para descrever a lentidão em jogos online.

MAG
Produção: Sony Computer Entertainment
Desenvolvimento: Zipper Interactive
Disponível para Playstation 3
Número de jogadores: 64 até 256 (apenas multiplayer)
Preço: R$ 199

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