postado em 09/03/2010 09:38
Quando falamos de número de jogadores em um game de tiro em primeira pessoa, uma partida com mais de 50 pessoas está acima da média. Diante disso, a ideia da Sony para MAG parece absurda. O título deste jogo exclusivo para o Playstation 3 é uma sigla para Massive Action Game, ou jogo de ação massivo, em português. O nome traduz bem sua ambiciosa proposta: colocar 256 pessoas na mesma fase, sem lag. (1)A confiança nessa ideia é tamanha que MAG não possui nenhuma campanha offline. É necessário ter o console conectado à internet o tempo todo. O game gira em torno de três facções: a Valor, de veteranos de guerra norte-americanos e britânicos, a empresa europeia Raven e seus soldados equipados com tecnologia de ponta, e a S.V.E.R., que junta soldados russos, indianos, chineses e árabes. Na hora de criar o avatar, você deve escolher um lado para participar das batalhas.
MAG segue o modelo dos últimos Call of Duty: os soldados ganham pontos de experiência de acordo com o que fazem nas batalhas e sobem de níveis, liberando novos equipamentos e habilidades como precisão com rifles, pistolas ou habilidades de cura. A evolução é essencial porque os três modos de jogo disponíveis são liberados à medida que o jogador evolui. Os dois primeiros comportam 64 jogadores. No Suppression, dois times se enfrentam e quem eliminar mais vezes o oponente vence, e no Sabotage, uma facção tenta tomar pontos de controle da outra, em partidas de 32 contra 32.
O Acquisition, um pouco mais elaborado, coloca uma facção para capturar os veículos da outra, em uma batalha que envolve 128 jogadores. O último modo é o Domination, que finalmente mostra a verdadeira natureza do jogo, e pode frustrar quem esperava uma grande guerra com centenas de soldados. Cada time de 128 jogadores é dividido em quatro pelotões ; que, por sua vez, se dividem em quatro equipes de oito soldados, que precisam cumprir vários objetivos menores até chegar ao ponto de comando central. E vence quem conseguir manter controle sobre esse lugar até o fim da partida.
Todos os 256 jogadores estão no mesmo lugar, mas em vez de batalhas de grande escala, a ação fica espalhada por vários pontos menores ao redor do mapa. Mas isso não significa que as disputas não sejam complexas. Os times têm à disposição muros de contenção, metralhadoras de apoio, veículos e sensores que ativam minas e morteiros. O trabalho em equipe é importantíssimo para a vitória. Cada equipe, pelotão e até o exército inteiro tem um jogador como comandante. Para se tornar um, é preciso subir a níveis mais avançados. Essa pessoa tem a capacidade de ordenar ataques aéreos e quem fica perto dela durante o combate ganha pontos extra de experiência e mais resistência. É um jeito de incentivar quem gosta de jogar sozinho a cooperar.
Ao final, o vencedor ganha uma pequena vantagem sobre as outras facções, como uma porcentagem maior sobre os pontos de experiência. A hierarquia e a noção de que você é parte de um grande exército é o ponto alto de MAG. Porém, se um time começa a ganhar muitas partidas, os novos jogadores podem decidir sempre por se juntar ao time com vantagens, o que deixa o jogo desbalanceado. Foi o que aconteceu com a facção S.V.E.R. nas primeiras semanas após o lançamento do game. O número pequeno de cenários ; apenas nove, três para cada facção ; também acaba enjoando, apesar de algumas fases serem enormes.
Sem as partidas de 256 pessoas no mesmo mapa, MAG é um jogo de tiro genérico. E como o game concentra esforços para se diferenciar pelo número expressivo de jogadores, todo o resto passa despercebido pelo jogador. Gráficos e jogabilidade são bons, mas não o suficiente para se destacar dos vários outros jogos de tiro com os quais ele tenta competir. Vale a velha máxima: quantidade nem sempre é qualidade.
Jogo lento
Latência (ou lag) é o termo utilizado em computação para determinar o atraso na transmissão de informação entre dois pontos de uma rede. No caso dos games, entre a máquina de quem joga e o servidor. O termo é utilizado para descrever a lentidão em jogos online.
MAG
Produção: Sony Computer Entertainment
Desenvolvimento: Zipper Interactive
Disponível para Playstation 3
Número de jogadores: 64 até 256 (apenas multiplayer)
Preço: R$ 199