Game Over

Grand theft auto IV

Game junta os dois episódios baixáveis de GTA IV, com histórias, jogabilidade e modos on-line com conteúdo de jogo completo

postado em 13/07/2010 08:00
Liberty City, a metrópole de Grand theft auto IV, é um prato cheio para boas histórias. Suas possibilidades são tão variadas que, no mesmo local, além do primeiro game em 2008, surgiram duas expansões com características únicas: The lost and damned e The ballad of Gay Tony, capítulos disponíveis on-line nas redes Xbox Live e Playstation Network. Os dois episódios estão na compliação Episodes from Liberty City, lançada em 2009 no Xbox 360 (por um acordo de exclusividade firmado com a Microsoft), e no Playstation 3 em março de 2010.

Nesta versão em disco, você pode jogar os dois episódios sem precisar do GTA IV original, até nos modos com outras pessoas pela internet. Cada episódio tem visões únicas sobre Liberty City, a recriação virtual da cidade de Nova York, a começar pela troca de personagens principais. O imigrante eslavo Niko Bellic deixa esse papel, apesar de fazer aparições especiais nos dois episódios, e dá lugar a outros dois criminosos.

Em The lost and damned, o foco está em Johnny Klebitz, líder provisório de uma gangue de motoqueiros chamada The Lost. O game mostra o conflito entre ele e o antigo comandante do bando, Billy, que volta à ativa após passar uma temporada na clínica de reabilitação.

A trama, que dura mais ou menos oito horas, não empolga e nenhum dos personagens é carismático, a começar por aquele que você controla. Fica ainda mais difícil gostar de Klebitz quando se compara com o carismático Niko. Não é à toa que as partes mais interessantes incluem o protagonista do GTA IV. Ainda bem que, ao contrário do game original, não é necessário socializar com seus comparsas, já que o motoqueiro, ao contrário do imigrante, não precisa fazer amizades em uma terra estranha.

Enquanto a história em si é fraca, a jogabilidade recebeu muitas melhorias e problemas foram consertados. O principal deles, até pelo tema do episódio, é o manuseio das motocicletas, cuja instabilidade chegava a ser irritante no GTA IV antigo. Agora, é mais fácil fazer curvas perigosas sem ser arremessado para longe da moto. Destaque para as 12 corridas espalhadas pela cidade, em que você pode usar um bastão de beisebol para tirar seus concorrentes de ação.

Klebitz não só precisa resolver os conflitos internos dos Lost, como também precisa manter sua autoridade perante outras gangues da cidade. Isso acontece em 25 pontos de conflito espalhados pelo mapa. Tudo isso passa também para o multiplayer on-line, que tem cinco modos exclusivos e desafiadores, como o chopper vs. chopper, uma disputa entre sua motocicleta e um helicóptero.

Glamour
Enquanto em Lost and damned impera o submundo das gangues nos bairros cinzentos da periferia, The Ballad of Gay Tony apresenta praticamente o inverso, tanto na ambientação quanto na trama. Ela gira em torno de Anthony Prince, conhecido pela alcunha que dá título ao segundo episódio. Mas o jogador assume o papel do dominicano Luis Lopez, gerente das casas noturnas de Prince: Maisonette 9 e Hercules, que são, respectivamente, as baladas hétero e homossexual mais populares da cidade.

Além de vigiar os dois locais, Lopez também é sócio e segurança particular de Prince. Ou seja, é você quem faz o serviço sujo de seus negócios, além de trabalhar para alguns dos amigos dele. É aí que a trama de Ballad of Gay Tony literalmente brilha mais do que Lost and damned. Além de uma história que constantemente alterna entre o glamour das festas e o submundo do crime, os personagens para os quais Lopez trabalha roubam a cena. Tanto Prince quanto o insano Yusuf Amir são figuras marcantes.

A Rockstar acertou em cheio ao manter o foco da trama neles, e também na elaboração das missões, que são as mais criativas entre os três episódios de GTA IV. Em uma hora, você dá uma lição aos seus opositores em um campo de golfe. Em outra, você está pulando de paraquedas em um dos arranha-céus da cidade. Nas tarefas de Ballad of Gay Tony, sentir tédio é praticamente impossível.

Lopez fica ofuscado, mas pelo menos não é tão insosso quanto o motoqueiro Klebitz. Sua história até começa interessante, quando ele precisa dividir o trabalho para Prince com favores que presta à mãe e aos criminosos de sua vizinhança em Bohan (o Bronx de Liberty City). Infelizmente, essas missões acabam muito cedo e tudo o que resta são os 25 pontos de batalha pelo controle do tráfico nas redondezas.

A expansão também brilha nos novos minigames. Além das guerras de tráfico com seus amigos do Bohan, você pode ir todas as noites na Maisonette 9 ou na Hercules. Lá, você precisa se certificar que ninguém causará tumulto na noite. Se você quiser, pode até tentar a sorte dançando com uma mulher. Ou homem, dependendo da casa. Para completar, você pode controlar helicópteros e saltar em 15 pontos da cidade. Infelizmente, pouco disso se traduz para o multiplayer, que é menos interessante do que apresentado em Lost and damned.

Episodes of Liberty City junta dois games que fariam sucesso mesmo se fossem vendidos separadamente, tamanha a densidade e riqueza de conteúdo. Cada um deles tem uma campanha que dura de oito a 10 horas, além de modos on-line e minigames exclusivos.

São dois complementos ; um muito bom, outro nem tanto assim ; que fecham uma das mais importantes sagas desta geração de consoles.

Grand Theft Auto IV: Episodes from Liberty City
Produção:
Rockstar Games

Desenvolvimento:
Rockstar North

Distribuição no Brasil :
Synergex

Plataformas:
Playstation 3, Xbox 360 e PC

Número de jogadores:
1 (single player), 16 (multiplayer)

Preço:
R$ 169,90

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação