Danilo Queiroz - Especial para o Correio
postado em 11/01/2019 16:30
Muita gente se assustou com uma mensagem que circula na internet, principalmente no WhatsApp, afirmando que o sistema da Uber havia sido hackeado por criminosos com a intenção de cometer sequestro relâmpago contra usuários do aplicativo. Porém, em contato com a empresa, o Holofote checou que o caso não é verdadeiro.
No texto compartilhado, uma suposta usuária relata ter sido abordada por um carro diferente do indicado no aplicativo de transporte ; ela não menciona a cidade onde o caso teria ocorrido. Ao perceber a situação e questionar o nome do motorista do veículo, ele apenas diz que a "corrida já havia sido cancelada" e sai com o carro.
Ainda segundo a suposta cliente, ao detalhar a situação para a verdadeira condutora, já dentro do automóvel, ela teria afirmado que criminosos teriam "hackeado o sistema da Uber" e estariam "usando nossos dados para cometer sequestro relâmpago" contra os clientes do aplicativo.
Por meio da assessoria de Comunicação, a Uber informou que o relato não é verdadeiro. Ainda de acordo com a empresa, o mesmo texto circula na internet desde 2015, e o sistema do aplicativo de transporte nunca foi alvo de ataques cibernéticos.
O Holofote também consultou a Polícia Militar do Distrito Federal para verificar se havia alguma ocorrência sobre o caso. Em nota, a corporação informou que em nenhum momento atendeu uma ocorrência com tais características.
Apesar de o relato não ser verídico, é importante ter alguns cuidados após solicitar uma viagem por qualquer aplicativo de transporte. Ao localizar o condutor, o passageiro deve checar se o nome do motorista, a placa e o modelo do carro são os mesmos indicados pelo sistema.
Confira o texto completo da notícia falsa:
"Gente, é o seguinte! Para alertar! Hoje chamei um Uber, como faço sempre, e no aplicativo estava indicando uma mulher (Marcia), o modelo do carro e a placa. Ok! Desci no meu prédio e estava aguardando com minha filha, eis que chega um outro carro, vidro escuro, baixa a janela e diz: Lêda, pode entrar! Respondi q não pq não era o carro, nem a placa e nem a motorista que estava me informando no aplicativo. Perguntei o nome dele, e ele não respondeu e disse "Já cancelaram sua corrida aqui" e partiu com o carro. Entrei em contato com a motorista Márcia da Uber, que me informou q estava a caminho. Contando isso para ela, já dentro do carro, ela me disse que hackearam o aplicativo da Uber e estão usando nossos dados para cometer sequestro relâmpago. Vamos tomar cuidado! Verificar placa, carro e o nome do(a) motorista. Se não bater com o informado no aplicativo não peguem!!
Isso é real e foi comigo mesmo, gente"