Holofote

É fake! Motorista de Uber não está assaltando usuários do aplicativo

Mensagem falsa alerta para roubo de passageiros e ainda cita o nome e o veículo do acusado

Danilo Queiroz - Especial para o Correio
postado em 21/01/2019 15:45
Mensagem falsa alerta para roubo de passageiros e ainda cita o nome e o veículo do acusado
Um dos serviços de transporte particular mais utilizados em todo o país, a Uber também é alvo constante dos mais diversos tipos de boatos difundidos pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp. Após desmentir a história de que o sistema da empresa havia sido rastreado por criminosos, o Holofote entrou em cena mais uma vez para esclarecer outra mensagem espalhada pela internet. Confira:

"Atenção: se forem pedir Uber e vier um Fiat Idea branco, placa LLJ 3180 cujo motorista se chame Adilson, cancele a corrida. Este cara está assaltando os passageiros. Divulguem para seus amigos e familiares. Repasse."
Mensagem falsa alerta para roubo de passageiros e ainda cita o nome e o veículo do acusado

Segundo apuração do Holofote, o caso realmente aconteceu, mas a mensagem final foi manipulada. Em novembro de 2017, três usuários do aplicativo no Rio de Janeiro foram assaltados por Adilson de Oliveira Carijo durante corridas. Entretanto, o homem foi detido pela Polícia Militar carioca no mês seguinte. Segundo a PMRJ, ele utilizava uma réplica de arma de fogo para cometer os crimes.
Mesmo assim, a história repercutiu nas redes sociais e alguém teve a ideia de avisar que Adilson estava "assaltando geral" na Uber. Segundo a empresa de aplicativo de transporte, o homem estava cadastrado no aplicativo, mas foi banido em novembro de 2017 após denúncia feita por um usuário. O carro, que, na verdade, é preto e não branco, também não está mais cadastrado no sistema.

A Uber esclareceu ainda que, assim como em boatos anteriores, a mensagem não é nova e volta e meia dá as caras novamente nas redes sociais. Apesar da mensagem final ter sido manipulada, é importante lembrar dos cuidados necessários após solicitar uma viagem por qualquer aplicativo de transporte. Ao localizar o condutor, o passageiro deve checar, antes de entrar no veículo, se o nome do motorista, a placa e o modelo do carro são os mesmos indicados pelo sistema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação