Publicidade

Correio Braziliense

Cuidado! Prêmio milionário 'dado pelo Facebook' não passa de mentira

E-mail enviado na quinta-feira (14/2) afirma que usuário da rede social receberá US$ 1,5 milhão. Mensagem, no entanto, é uma provável tentativa de golpe

Compartilhar

postado em 15/02/2019 17:20 / atualizado em 15/02/2019 17:30

(foto: Justin Tallis/AFP)
(foto: Justin Tallis/AFP)
O e-mail começa com um "Parabéns", seguido de dois pontos de exclamação. Só isso é suficiente para chamar a atenção do destinatário. O texto, então, melhora a situação do "sortudo". A remetente é Anna Tamás, que se identifica como oficial de notificação do Facebook.com. Ela escreve que a gigante da tecnologia selecionou o seu perfil na rede social como "vencedor do prêmio do Facebook de 2019".

O prêmio? Nada além do que US$ 1,5 milhão. Isso mesmo. Milhão. De doláres. Os agraciados são você e "10 membros do Facebook por seu uso frequente no site". O resgate do suposto prêmio milionário é bem simples. Basta entrar em contato com a oficial de notificação do Facebook pelo endereço de e-mail fornecido na mensagem.
 
 
 
Tudo, no entanto, não passa de mentira. A reportagem do Holofote achou melhor não clicar no link passado no e-mail. Afinal, existe uma probabilidade grande de ser um caminho para a instalação de um vírus no computador ou coisa parecida. Melhor entrar em contato com o Facebook para receber um posicionamento oficial.
 
A empresa, em nota encaminhada pela assessoria de Comunicação, acaba com as dúvidas sobre a tentativa de golpe: "Isso não é verdade. O Facebook não enviou e-mails sobre um suposto prêmio." A informação só aumenta a chance de o e-mail ser uma armadilha. Melhor, portanto, deletar a mensagem imediatamente.
 
Supostos prêmios oferecidos pelo Facebook são alvo frequente de verificações por núcleos de checagem. Essa aqui, de 2018, é do Boatos.org.

Checagem de Guilherme Goulart e Leonardo Meireles

Etiquetas

Informação comprovadamente verdadeira


Informação parcialmente correta, mas precisa de esclarecimentos


Informação comprovadamente incorreta ou falsa


Afirmação ou dado exagerado coloca em xeque a informação


A fonte se valeu de ferramentas digitais para modificar foto, áudio ou vídeo


Contradição ameaça a credibilidade da informação


A equipe precisa de mais tempo para atestar a veracidade das informações


Faltam dados e fontes capazes de comprovar a informação


↑Topo