Holofote

Mensagem alertando para golpe de multas falsas não é do Detran

O órgão afirma que não se comunica com os condutores por meio de e-mail ou WhatsApp

Da Equipe Holofote
postado em 19/02/2019 11:59

O órgão afirma que não se comunica com os condutores por meio de e-mail ou WhatsApp

Uma mensagem, supostamente escrita pela assessoria de imprensa do Detran (sem especificar de qual estado), tem circulado por grupos de Whatsapp nos últimos dias. Nela, há um alerta de que um golpe tem sido aplicado com frequência. O estelionato trata-se do envio de multas falsas por meio de boletos com código de barras adulterados para a residência de donos de veículos. Assim, o pagamento do contribuinte cai direto na conta dos golpistas.

Após uma rápida pesquisa na internet, o Holofote descobriu que o brasão é do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro. A reportagem, então, entrou em contato com a assessoria de imprensa do órgão, que respondeu da seguinte maneira: ;O Detran informa que não envia comunicados via e-mail ou Whatsapp. O departamento orienta aos usuários que não repassem fake-news;.

O Holofote também entrou em contato com o Detran do Distrito Federal. A resposta foi a seguinte: ;A mensagem a qual você se refere não foi veiculada pelo Detran-DF. Com a notícia de que em outros estados condutores têm recebido em casa boletos falsos de multas, o Detran-DF recomenda que, ao receber uma multa, o proprietário cheque no site da autarquia a veracidade daquela autuação. Para isso, basta acessar www.detran.df.gov.br e clicar no menu ;consulta débitos de veículos;. A recomendação visa evitar que os proprietários de veículos registrados no DF também sejam vítimas de golpes aplicados por estelionatários.

O órgão afirma que não se comunica com os condutores por meio de e-mail ou WhatsApp

A mensagem com foto acima que tem circulado em grupos de WhatsApp é falsa.

Porém, o golpe existe. E não é tão recente assim. Só em 2015, o site do Governo de São Paulo, o G1 e o IG, entre outros, alertaram para o crime.

Checagem de Igor Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação