Publicidade

Correio Braziliense

Mensagem de alerta sobre assaltantes na Asa Norte é falsa

Segundo a PM, fotos de homem armado com uma faca são de uma briga na 103 Norte, não de um suposto roubo

Compartilhar

postado em 22/02/2019 18:31 / atualizado em 22/02/2019 18:32

(foto: Reprodução WhatsApp)
(foto: Reprodução WhatsApp)
Circula no WhatsApp, desde a semana passada, uma mensagem de alerta para moradores da 103 e da 303 Norte. O texto afirma que a população da área deve ficar atenta, pois há "meliantes assaltando nas redondezas". Acompanhando o texto, três imagens de um homem com uma faca são repassadas, dando a entender que ele seria um dos envolvidos e que teria cometido os crimes no domingo (17/2).

A Polícia Militar negou que as imagens sejam de assaltantes e que tenham sido tiradas na data mencionada. De acordo com o porta-voz da corporação, major Michello Bueno, as fotos são de quinta-feira (14/2) e foram registradas por moradores do Bloco B da 103 Norte, após denúncias de uma briga na quadra.

Os envolvidos, segundo o oficial, tratam-se de pessoas em situação de rua que estavam na região. "Isso aconteceu há mais de uma semana. Há filmagens. Eles não estavam roubando, mas brigando. Quando a polícia chegou, não havia mais nada. (O caso) não gerou ocorrência, só uma averiguação", informou o policial militar.
 
Morador da 103 Norte flagrou homem que se envolveu em briga armado com uma faca(foto: Reprodução WhatsApp)
Morador da 103 Norte flagrou homem que se envolveu em briga armado com uma faca (foto: Reprodução WhatsApp)
 
 
Ainda de acordo com o major Michello, ninguém foi preso, uma vez que um dos envolvidos havia deixado o local e não havia crime para ser registrado. "Não tínhamos como levar ninguém. Só se algum tivesse esfaqueado o outro ou se houvesse alguma denúncia", explicou. 

O porta-voz da PM também reforçou a importância de confirmar os fatos antes de encaminhá-los pelas redes sociais. "É bom que as pessoas chequem as informações antes e evitem repassar fake news, porque isso acaba amedrontando e causando panico na população. O fato não foi um assalto, mas uma situação de briga que alguém filmou e postou nos grupos", ressaltou Michello.

Etiquetas

Informação comprovadamente verdadeira


Informação parcialmente correta, mas precisa de esclarecimentos


Informação comprovadamente incorreta ou falsa


Afirmação ou dado exagerado coloca em xeque a informação


A fonte se valeu de ferramentas digitais para modificar foto, áudio ou vídeo


Contradição ameaça a credibilidade da informação


A equipe precisa de mais tempo para atestar a veracidade das informações


Faltam dados e fontes capazes de comprovar a informação


↑Topo