Publicidade

Correio Braziliense

Texto sobre a reestruturação do soldo de militares é falso

Mensagem diz que aumento para militares brasileiros foi aprovado pelo Senado, mas projetos sobre o assunto ainda estão em tramitação no Congresso

Compartilhar

postado em 27/02/2019 15:30 / atualizado em 27/02/2019 15:52

(foto: Fernando Souza/AFP)
(foto: Fernando Souza/AFP)
Um leitor, militar reformado remunerado, usou o WhatsApp do Holofote para tirar uma dúvida que mexe diretamente no bolso dele. Segundo o texto que ele enviou para a nossa equipe, o projeto que reestrutura os vencimentos de militares brasileiros tinha acabado de ser aprovado pelo Senado. Em seguida, anunciava os novos valores de diversas patentes.

Há algumas pistas de que a mensagem precisava ser comprovada. A primeira delas diz respeito à emergência que sempre acompanha as notícias falsas (“Acaba de ser aprovado no Senado nova reestruturação do soldo dos militares”). Depois, pelo menos um erro gramatical (A primeira frase vem sem qualquer pontuação). E, por último, o erro de misturar um projeto de iniciativa popular com um projeto de emenda constitucional (PEC).
 
(foto: Reprodução/Internet)
(foto: Reprodução/Internet)
 

Existe um detalhe, porém: o link colocado no texto é verdadeiro e remete o leitor à página oficial do Senado. E é exatamente a página que dá a resposta exata sobre a questão. A matéria existe, mas ela ainda está em tramitação. Inclusive mostra que o presidente Jair Bolsonaro provavelmente é favorável ao projeto, uma vez que ele, quando ainda era deputado, foi o autor da PEC 249/2008.

Confira a mensagem que chegou até o Holofote:
 

"ATENÇÃO ACABA DE SER APROVADO NO SENADO NOVA REESTRUTURAÇÃO DO SOLDO DOS MILITARES FEDERAIS E ESTADUAIS
"Nova reestruturação vai passar a ser adicionado ao soldo dos militares estaduais e federais
que trata PEC 249/2008 que passou pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, cujo objetivo era a reestruturação dos soldos dos militares. 
O novo presidente eleito Jair Bolsonaro já se posicionou a favor."
 
 
A equipe do Holofote entrou em contato com a assessoria de imprensa do Senado, que, prontamente, respondeu à questão. Confira abaixo a explicação dada pelo órgão:
 
 
"A matéria a que o link enviado se refere ainda não foi aprovada. Trata-se de sugestão legislativa oriunda de ideia de cidadão cadastrada no portal e-Cidadania. A matéria seria arquivada, tendo em vista o final da legislatura, mas continua em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. No último dia 21/2, o senador Marcos Rogério foi designado relator do projeto naquela comissão.
Já a PEC 249/2008 está em exame na Câmara dos Deputados e ainda não foi apreciada pelo Senado Federal."
 
Portanto, a reestruturação do soldo de militares pode ocorrer, mas, por enquanto, a mensagem que corre por aí não está correta.

Etiquetas

Informação comprovadamente verdadeira


Informação parcialmente correta, mas precisa de esclarecimentos


Informação comprovadamente incorreta ou falsa


Afirmação ou dado exagerado coloca em xeque a informação


A fonte se valeu de ferramentas digitais para modificar foto, áudio ou vídeo


Contradição ameaça a credibilidade da informação


A equipe precisa de mais tempo para atestar a veracidade das informações


Faltam dados e fontes capazes de comprovar a informação


↑Topo