Holofote

Cobrança para usar WhatsApp é falsa, mas provoca dúvidas no internauta

Texto fake em circulação na rede social "ensina" o usuário a manter o aplicativo "no modo livre" partir de sábado

Da Equipe Holofote
postado em 07/03/2019 10:30
Uma mensagem sobre o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp circula com frequência nas redes sociais há um tempo. Volta e meia, o tal aviso está lá, causando dúvidas em alguns internautas. A mensagem é a seguinte:

"Para todos: pequeno conselho para manter o WhatsApp no modo livre: sábado de manhã, whatsapp vai tornar-se pago. Se você tem pelo menos 10 contatos, mande esta mensagem. Desta forma, será visto que você é um usuário regular e transformará seu logotipo azul e continuará a ser livre. Conversamos hoje no jornal da TF1. WhatsApp custará 0, $01 por mensagem. Envie esta mensagem para 10 pessoas. Qua%u0144d você faz, a luz fica azul (caso contrário, o whatsapp irá ativar o faturamento."

O Holofote entrou em contato com a assessoria de Comunicação do WhatsApp no Brasil para confirmar a veracidade da mensagem:

"Trata-se de um boato. O WhatsApp é gratuito para o usuário e permanecerá gratuito."

Uma dica: os erros ortográficos e a falta de cuidado com o layout e a composição da mensagem são fortes indícios de que esse tipo de recado, quase sempre, é falso.

Checagem de Igor Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação