Holofote

Notícia falsa envolve suposta trama para espalhar o vírus da Aids

Fake news desmentida pela Polícia Militar do DF cita, ainda, o perigoso jogo da Baleia Azul e disfarces de estudantes de enfermagem

Da Equipe Holofote
postado em 28/03/2019 11:17
Fake news desmentida pela Polícia Militar do DF cita, ainda, o perigoso jogo da Baleia Azul e disfarces de estudantes de enfermagemEm outra sugestão enviada por um leitor do Correio Braziliense, o Holofote verificou uma notícia falsa que envolve a Polícia Militar e o perigoso jogo conhecido mundialmente como Baleia Azul.

Em tom alarmista e até preconceituoso, a notícia, em circulação, principalmente pelo WhatsApp, alerta que "pessoas vestidas de branco" se passam por estudantes de enfermagem com o objetivo de transmitir o vírus da Aids "a mando da baleia azul". O aviso sobre a situação de risco teria sido feito pela Polícia Militar. Veja a íntegra da mensagem:

;E infelizmente, uma noticia chata, mas necessária. Pessoas vestidas de branco vão passar de casa em casa para medir a taxa Glicemica dos moradores. Não deixem ! É um grupo de aidéticos para transmitir o vírus. A mando da baleia azul. Compartilhem. O Alerta foi feito hoje pela Polícia Militar. Segue a mensagem: "Amigos e populares, a Vigilância Sanitária e a PM acabam de informar que um grupo de aidéticos está em várias cidades abordando as pessoas para que elas façam a medição da glicose. Se você for abordado, DENUNCIE! Ligue 190! Este suposto teste está passando o vírus HIV... Obs: Eles estão se passando por um grupo de enfermeiros estudantes. CUIDADO! É muito sério" Vamos espalhar para outros grupos... /uD83D/uDC4D Pelo sim ou pelo não. Estou repassando."


O Holofote entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal. O porta-voz da corporação, major Michello Bueno, desconhece o suposto alerta feito pela PM e confirma que "não chegou nenhum chamado desses no 190". Portanto, trata-se de fake news.

Checagem de Guilherme Goulart

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação