Holofote

Boato sobre novo sequestro não deve ser levado a sério, mas vale alerta

Mensagem em circulação no WhatsApp é falsa e, segundo a PM e a Polícia Civil, situação nunca aconteceu no Distrito Federal

Adriana Bernardes, Guilherme Goulart
postado em 03/05/2019 15:59
Mensagem em circulação no WhatsApp é falsa e, segundo a PM e a Polícia Civil, situação nunca aconteceu no Distrito FederalA mensagem, atribuída à Polícia Militar, faz o alerta repleto de letras garrafais:

"Alerte seus familiares, especialmente, filhos, sobrinhos, e também filhos de amigos, os próprios amigos, conhecidos, principalmente aqueles que sempre saem à noite.
SE ENCONTRAREM UMA CRIANÇA CHORANDO, OU UM IDOSO EM QUALQUER LUGAR, DIZENDO QUE ESTÁ PERDIDO, QUE TEM O ENDEREÇO NAS MÃOS, MAS NÃO SABE IR PARA CASA E PEDIR PARA VOCÊ LEVÁR ATE NO ENDEREÇO CITADO
NÃO LEVE !!
Solicite imediatamente uma viatura policial para que esta faça a entrega da criança no endereço fornecido. Nunca siga até o endereço indicado !
Este é um novo método de SEQUESTRO, em que você leva a PESSOA ao endereço dado e lá estão marginais para tomar o seu carro e sequestrá-lo, levando-o para o cativeiro ou para sacar dinheiro em caixas eletrônicos.
A imaginação dos marginais para o MAL não pára. O pior é que estão envolvendo crianças e idosos!
Esta modalidade de crime já vem ocorrendo em vários estados do Brasil.
REPASSE POR FAVOR !
NÃO CUSTA NADA TER CUIDADO ! "
Ass : Sargento Elton"

Mas, antes de entrar em pânico e encaminhar a mensagem para todos os seus contatos, principalmente no WhatsApp, preste atenção aos detalhes: erros de português, como acento em "levar" e "mal" usado no lugar de "mau", devem ser suficientes para desconfiar de que se trata de uma notícia falsa. E é exatamente isso.

O Holofote entrou em contato com a Polícia Militar e com a Polícia Civil para tirar a prova. O diretor da Divisão de Repressão a Sequestro (DRS), Leandro Ritt, confirmou que trata-se de fake news. E que não foi investigado na unidade especializada nesse tipo de crime nenhum caso em que os bandidos tivessem agido da forma descrita na mensagem divulgada em grupos de WhatsApp.

O porta-voz da PMDF, major Michello Bueno, também confirmou o boato. Por mensagem de áudio, ele respondeu: "No DF, eu nunca ouvi falar de um caso assim. Mas é bom para alertar as pessoas para desconfiar de tudo."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação