Holofote

Copo de cloro para combater o mosquito Aedes aegypti? Não caia nessa

Fake news circula no WhatsApp e atrapalha a luta contra a dengue no Distrito Federal

Guilherme Goulart
postado em 10/06/2019 14:04
Mosquito Aedes aegyptiEm menos de 15 dias, outra notícia falsa envolvendo o combate à dengue no Distrito Federal começou a circular nas redes sociais. Desta vez, a fake news tenta convencer a população a "colocar meio copo de cloro, na 2a. feira e 6a. feira, em todos os ralos que tiver em sua casa" como medida de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

Confira a mensagem completa, em circulação, principalmente, pelo WhatsApp:

Fake news circula no WhatsApp e atrapalha a luta contra a dengue no Distrito Federal

Para confirmar a veracidade ou não das informações, o Holofote recorreu à Secretaria de Saúde:

"Ao contrário do que tem circulado em grupos de Whatsapp, a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do DF não recomenda a utilização de cloro em ralos de residências como forma de prevenção da dengue. O órgão sequer é responsável por esse tipo de ação, que cabe à Vigilância Ambiental da pasta.

Quem quiser se informar sobre os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, deve acessar o site especial de combate ao inseto.

Informações sobre infestação e números oficiais de casos das doenças causadas pelo Aedes devem ser consultadas no boletim atualizado semanalmente.

E lembre-se: a melhor forma de combater o mosquito é não deixá-lo nascer em locais com água acumulada. Faça a sua parte!”

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação