Holofote

Deputados federais fraudam presença com cartão de ponto? Não no Brasil

Vídeo em circulação nas redes sociais é real, mas foi gravado no parlamento da Ucrânia

Guilherme Goulart
postado em 12/06/2019 16:55
Vídeo em circulação nas redes sociais é real, mas foi gravado no parlamento da UcrâniaEm um primeiro momento, a imagem causa revolta. Um homem engravatado circula pelo plenário de um parlamento praticamente vazio e segue, de mesa em mesa, depositando o que parecem ser cartões de ponto. Em tempos de instabilidade política e econômica, a indignação toma conta, ainda mais se o tal vídeo vem acompanhado do seguinte texto:

"COMPARTILHEM SEM DÓ

FUNCIONÁRIO DO CONGRESSO REGISTRANDO A PRESENÇA DOS DEPUTADOS QUE NÃO FORAM TRABALHAR

INTERNAUTAS

Vamos viralizar o Brasil inteiro , em todas as redes sociais a ação desse cafajeste que está dando presença aos deputados faltosos . Alguém tem que fazer alguma coisa , pois esses corruptos estão na casa do povo e , fica por isso mesmo.
São uns canalhas e estão fazendo tudo contra o Brasil e querem a destruição do nosso País."

Quem não prestar atenção aos detalhes, no entanto, corre o risco de compartilhar uma fake news repleta de erros de português e xingamentos. Em primeiro lugar, o tal parlamento que aparece nas imagens não fica no Brasil. Mas na Ucrânia, como é possível perceber no último frame da gravação. Lá, aparece, no canto esquerdo, uma bandeira daquele país.
Vídeo em circulação nas redes sociais é real, mas foi gravado no parlamento da Ucrânia
As pistas de que se trata de uma notícia falsa não param por aí. Além de não parecer em nada com o plenário da Câmara dos Deputados, a presença dos deputados federais brasileiros ocorre por biometria, e não por cartão. Veja os detalhes da Casa:

Vídeo em circulação nas redes sociais é real, mas foi gravado no parlamento da Ucrânia

Para tirar qualquer dúvida, o vídeo original pode ser conferido aqui.

Em 2018, a mesma filmagem circulou nas redes sociais, mas com um texto diferente. À época, o site E-Farsas desmarcarou a fake news que atribuía a presença fraudeulenta de faltosos durante o carnaval. Confira aqui.

Desta vez, a notícia falsa também foi verificada pela Veja e pelo Fato ou Fake, do G1.


* Checagem feita por sugestão de Denise Rothenburg

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação