Holofote

Zanone Júnior, advogado de Adélio, rebate vídeo: 'Fora de contexto'

O Holofote entrevistou o defensor do responsável por facada em Jair Bolsonaro cuja entrevista viralizou na internet nos últimos dias

Guilherme Goulart
postado em 13/06/2019 17:28
O Holofote entrevistou o defensor do responsável por facada em Jair Bolsonaro cuja entrevista viralizou na internet nos últimos diasUm vídeo com supostas declarações polêmicas de Zanone Júnior, advogado de Adélio Bispo de Oliveira, responsável pelo atentado à faca ao então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro, em setembro do ano passado, viralizou nos últimos dias. A entrevista feita pela jornalista Roberta Lopes, do site Direita Minas, de tendência conservadora, foi divulgada em 11 de junho no Facebook, seguida pela frase:
"BOMBA: Espalhem ao máximo!

A jornalista Roberta Lopes, do Direita Minas, entrevistou Zanone Júnior, advogado de Adélio Bispo, que deu a entender que o crime TEVE MANDANTE e alegou que ;emissoras de televisão; estariam pagando os advogados do terrorista que esfaqueou Bolsonaro!

ISSO É GRAVÍSSIMO"

Há, no entanto, duas versões do vídeo. Nessa do Facebook, com duração de 1 minuto, o defensor afirma que, "tirando aquele primeiro contato em que a pessoa (responsável pela contratação) me pagou, eu, Zanoni, no interior do meu escritório, a partir daí, todas as despesas foram bancadas por algumas emissoras de televisão".
A versão menor do vídeo foi, inclusive, tuitada pelo presidente Jair Bolsonaro, com a frase: "O advogado de Adélio Bispo diz que mandante do atentado contra Jair Bolsonaro é quem paga seus honorários"

O Holofote entrevistou o defensor do responsável por facada em Jair Bolsonaro cuja entrevista viralizou na internet nos últimos dias
Diante disso, o Holofote ligou para o escritório de advocacia de Zanone, em Contagem, Minas Gerais. O defensor de Adélio confirmou ao Holofote que a gravação é real, mas alegou que a versão de 1 minuto do vídeo foi editada, tirando as frases dele de contexto:

"Respondi muitas coisas em tom jocoso, brincalhão. Não falei em mandante. O próprio Adélio disse que foi Deus (quem cometeu o atentado). Recebi, de fato, R$ 5 mil de quem me contratatou para defendê-lo. Quanto às emissoras de televisão, eu me referia à imprensa, em geral. Fui convidado a ir a restaurantes, essas coisas (para dar entrevista), e a imprensa pagou. Também fiz viagens e quem pagou as passagens aéreas foi a imprensa. Portanto, eu não falei em honorários (de advogado), mas de despesas"

A versão completa da entrevista, com duração de 9 minutos e 35 segundos, está no YouTube. Nela, o advogado Zanone Júnior detalha toda a defesa de Adélio Bispo, defende o sigilo do contratante e argumenta que o atentado deve ser condiderado crime de segurança nacional.
* Checagem feita por sugestão de Hamilton Ferrari

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação