Holofote

Ataque de escorpião? Holofote mostra o que é correto em caso de picada

Notícias falsas começaram a circular com intensidade após a morte de um menino de 4 anos em Taguatinga. Busca por atendimento deve ser feita só em hospitais públicos

Sarah Peres, Guilherme Goulart
postado em 04/07/2019 15:35
Escorpião-amareloA infestação de notícias falsas sobre escorpiões aumentou no mesmo ritmo das picadas do aminal no Distrito Federal. O assunto, no entanto, é sério e deve ser tratado com toda a cautela possível. Por isso, o Holofote reuniu algumas desinformações que estão nas redes sociais para confirmar os locais de atendimento e o que deve ser feito em caso de picada.

As notícias falsas começaram a circular, principalmente no WhatsApp e no Facebook, depois da morte de um menino de 4 anos, em Taguatinga. O acidente aconteceu na casa da família, enquanto a criança dormia. Os pais procuraram a rede pública de saúde, mas o hospital não tinha doses suficientes. O médico que os atendeu conseguiu o restante em outra unidade de saúde, mas o garoto não resistiu.

Uma das fake news sobre escorpiões na capital federal aponta que "duas crianças morreram" no DF e que "somente o HRAN (Hospital Regional da Asa Norte) tem o tratamento para essas picadas". Confira:

Notícias falsas começaram a circular com intensidade após a morte de um menino de 4 anos em Taguatinga. Busca por atendimento deve ser feita só em hospitais públicos

Nesse caso, há duas desinformações. Não houve morte na Asa Norte por acidentes com o animal na Asa Norte neste ano. Além disso, no DF, 12 unidades da rede pública de saúde oferecem o soro antiescorpiônico, e não somente o Hran. São elas: Hospital Regional de Ceilândia; Hospital Regional de Brazlândia; Hospital Regional de Sobradinho; Hospital Regional da Asa Norte (Hran); Hospital Regional de Taguatinga; Hospital Regional de Santa Maria; Hospital Regional do Paranoá; Hospital Regional de Samambaia; Hospital Regional do Guará; Hospital Regional de Planaltina; Hospital Regional do Gama; e Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib).

O fim da mensagem, no entanto, revela uma informação correta. De fato, não se deve procurar hospitais particulares se acontecer um acidente com escorpiões. O Holofote consultou algumas unidades da rede privada e uma das respostas foi dada pela Rede D;Or, responsável pelas principais unidades particulares da capital federal:

"O soro antiescorpiônico é restrito à rede pública. Somente os hospitais dessa rede têm acesso a essa medicação", divulgou a rede, por meio do Hospital Santa Helena.

Outra "notícia" falsa sobre o assunto afirma, incorretamente:

Notícias falsas começaram a circular com intensidade após a morte de um menino de 4 anos em Taguatinga. Busca por atendimento deve ser feita só em hospitais públicos

Como comprovado acima, 12 hospitais da rede pública e nenhum particular oferecem soro antiescorpiônico.

O Correio publicou nesta quinta-feira uma reportagem completa sobre o assunto, com balanço da quantidade de acidentes neste ano na capital federal e como prodecer em caso de picada. A matéria completa pode ser conferida aqui.

Em caso de acidentes com animais peçonhentos ou intoxicação com medicamentos, o governo federal oferece o telefone 0800 644 6774 para as primeiras orientações. Ainda assim, é preciso levar o paciente com urgência a um hospital de referência, pois o atendimento precoce é fundamental.

Colaborou Alan Rios

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação