Holofote

Ao citar fim de embaixadas, notícia falsa confunde países com cidades

Desinformação afirma, ainda, que Ministério das Relações Exteriores fechará todas as representações diplomáticas abertas por Lula

Guilherme Goulart, Ana Carolina Fonseca
postado em 23/07/2019 17:50
Palácio ItamaratyDesde que o Ministério das Relações Exteriores determinou o fechamento de cinco embaixadas brasileiras em ilhas caribenhas, desinformação circula nas redes sociais mencionando o PT e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). A mensagem usa como base reportagem da Revista Veja, de 4 de junho, que detalha decisão do governo de Jair Bolsonaro (PSL) de acabar com as representações diplomáticas de Dominica, Antígua e Barbuda, Granada, São Cristóvão e Nevis e São Vicente e Granadinas.

A partir disso, no entanto, os dados informados na notícia falsa tropeçam em alguns erros. Confira ao texto na íntegra:

Desinformação afirma, ainda, que Ministério das Relações Exteriores fechará todas as representações diplomáticas abertas por Lula

A primeira falha aparece logo no início da fake news, ao questionar: ;Você já ouviu falar nesses países?;. Em seguida, aparece, em caixa alta, os nomes Roseau, St John;s, St George;s, Basseterre e Kingstown. Trata-se, no entanto de cidades, todas nos países cujas embaixadas foram fechadas por Bolsonaro.

A desinformação, porém acerta em dois pontos. De fato, todas essas representações diplomáticas foram abertas no governo Lula, quando Celso Amorim (PT), ex-chanceler de Lula, liderou o projeto de expansão das embaixadas no Caribe e na África. No total, foram criadas 67, entre elas Dominica (2009), São Vicente e Granadinas (2009), Antígua e Barbuda (2009), Granada (2008) e São Cristóvão e Nevis (2009).
Em entrevista ao portal Uol, Celso Amorim rechaçou qualquer possibilidade de as representações terem sido abertas por questões ideológicas. Confira aqui.

Em relação à notícia falsa, diante da quantidade de embaixadas criadas no governo petista, é prematuro apontar que "o embaixador Ernesto Araújo está fechando uma por uma".


* Notícia falsa checada por sugestão da jornalista do Correio Braziliense Denise Rothenburg

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação