Holofote

É falso! Protesto 'de arrepiar' contra o STF não ocorreu em Brasília

Gravação, na verdade, foi feita em Natal, no Rio Grande do Norte, e nada tem a ver com a capital federal

Leonardo Meireles, Guilherme Goulart
postado em 22/08/2019 16:45
Gravação, na verdade, foi feita em Natal, no Rio Grande do Norte, e nada tem a ver com a capital federalCartazes ofensivos, as iniciais do Supremo Tribunal Federal (STF) pegando fogo no chão e discursos inflamados nas ruas de... Brasília? Na indústria das fake news, é preciso estar atento aos detalhes e não acreditar em tudo que se lê. Um vídeo em circulação nas redes sociais, principalmente no WhatsApp, mostra as imagens de uma manifestação contra o STF, com críticas específicas para o ministro Gilmar Mendes. Acompanhada do vídeo de 52 segundos, aparece a seguinte mensagem:

Gravação, na verdade, foi feita em Natal, no Rio Grande do Norte, e nada tem a ver com a capital federal

A gravação, no entanto, não ocorreu em Brasília nem é de ;ontem à noite;. O Holofote apurou a origem do vídeo e identificou que o tal protesto ocorreu, na verdade, em Natal, no Rio Grande do Norte. O ato teve cobertura jornalística, com publicação em sites locais. O Grande Porto, por exemplo, detalha que o "grupo de direita denominado ;Força Democrática; recebeu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes com protestos em frente à Justiça Federal, em Natal, na noite desta sexta-feira (16/9)".

A publicação ainda mostra um vídeo de 48 minutos no local onde Gilmar Mendes participou da edição especial da Quinta Jurídica.

A edição de parte dessa gravação serviu para a indústria das fake news. Primeiro, ela foi publicada, em 20 de agosto, pela Rede Brasil, domínio no YouTube que se autointitula "o seu canal anticomunista na internet". Lá, aparece a versão de 52 segundos que circula nas redes sociais, mas apenas com o título "Um dia é da caça, outro do caçador", sem identificar o local do protesto.

Rapidamente, no entanto, a gravação serviu para que os responsáveis pela notícia falsa identificasse a cidade da manifestção como Brasília, o que, como o Holofote confirmou, não é verdade.
* Checagem feita por sugestão da jornalista Denise Rothenburg

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação