Holofote

Ativista destaque na ONU é financiada pelo 'avô' George Soros? Pura mentira

Sites em francês e em inglês publicaram várias desinformações sobre Greta Thunberg, sucesso na Cúpula do Clima, em Nova York

Guilherme Goulart
postado em 24/09/2019 19:15
Sites em francês e em inglês publicaram várias desinformações sobre Greta Thunberg, sucesso na Cúpula do Clima, em Nova YorkMenos de um dia após se destacar na abertura da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, a jovem ativista Greta Thunberg virou alvo de uma notícia falsa no Brasil. A desinformação envolve não só a adolescente sueca de 16 anos, responsável por movimentos mundiais em respeito ao meio ambiente, como respinga no magnata George Soros. Inicialmente, a desinformação circulou na internet no fim de agosto, mas apenas em sites em inglês e em francês.

A fake news chama a atenção por diversas falhas de informação e pela manipulação da imagem principal. Nela, Greta aparece sorridente ao lado de Soros, investidor odiado pela extrema direita. O texto, sem qualquer assinatura, como é comum em notícias falsas, alega que a jovem publicou a fotografia a fim de desejar feliz aniversário ao suposto avô.

O restante da desinformação beira o inacreditável pela série de mentiras. Para começar, a publicação "denuncia" que a adolescente sueca seria fruto de incesto cometido por filhos de Soros. Além disso, dá a entender que o "avô" financiaria o ativismo da "neta". Veja o que saiu publicado em um site francês:

"O americano de cem anos de origem judaica húngara é, portanto, um parente direto de Greta Thunberg. Mesmo duplamente direta, porque Greta seria a filha consanguina da relação incestuosa dos filhos de Georges Soros, segundo uma fonte próxima à família.

Os pais de Greta Thunberg são irmãos e também têm outro filho: a pequena Gretchen. Mas a irmã de Greta Thunberg é sensível ao clima , falamos menos sobre isso.

Agora é óbvio que o estilo de vida luxuoso da ativista ambiental é inteiramente financiado por seu único (mas duplo) avô. A ecologia é apenas um pretexto para promover a imigração em massa, a islamização coletiva das populações e a aceleração do estabelecimento da nova ordem mundial."

Portanto, melhor apurar os fatos. Primeiro, Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg e George Soros não têm qualquer parentesco. A mãe e o pai da jovem ; Malena Ernman e Svante Thunberg, respectivamente ; não carregam o sobrenome Soros. Além disso, o magnata húngaro nasceu em 1930, ou seja, tem 89 anos, e não 101, como alega o tal site.

Se não bastasse, a notícia falsa ainda manipulou a foto principal. Na verdade, a indústria das fake news usou uma foto real de Greta, publicada no Twitter dela em 30 de dezembro de 2018. Mas, na fotografia original, a menina aparece ao lado do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore. A imagem é acompanhada da seguinte mensagem, em inglês:

"Thank you @algore for being a true pioneer. Very few people have done more. It was an honour to meet you."

Em tradução livre:

"Obrigada @algore por ser um verdadeiro pioneiro. Poucas pessoas têm feito mais. Foi uma honra conhecê-lo."
Veja a foto e a mensagem originais:
Sites em francês e em inglês publicaram várias desinformações sobre Greta Thunberg, sucesso na Cúpula do Clima, em Nova York

O Boato.org fez checagem semelhante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação