Publicidade

Correio Braziliense

Ativista destaque na ONU é financiada pelo 'avô' George Soros? Pura mentira

Sites em francês e em inglês publicaram várias desinformações sobre Greta Thunberg, sucesso na Cúpula do Clima, em Nova York

Compartilhar

postado em 24/09/2019 19:15 / atualizado em 24/09/2019 19:15

(foto: Reprodução// internet)
(foto: Reprodução// internet)
Menos de um dia após se destacar na abertura da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, a jovem ativista Greta Thunberg virou alvo de uma notícia falsa no Brasil. A desinformação envolve não só a adolescente sueca de 16 anos, responsável por movimentos mundiais em respeito ao meio ambiente, como respinga no magnata George Soros. Inicialmente, a desinformação circulou na internet no fim de agosto, mas apenas em sites em inglês e em francês.

A fake news chama a atenção por diversas falhas de informação e pela manipulação da imagem principal. Nela, Greta aparece sorridente ao lado de Soros, investidor odiado pela extrema direita. O texto, sem qualquer assinatura, como é comum em notícias falsas, alega que a jovem publicou a fotografia a fim de desejar feliz aniversário ao suposto avô. 

O restante da desinformação beira o inacreditável pela série de mentiras. Para começar, a publicação "denuncia" que a adolescente sueca seria fruto de incesto cometido por filhos de Soros. Além disso, dá a entender que o "avô" financiaria o ativismo da "neta". Veja o que saiu publicado em um site francês:

"O americano de cem anos de origem judaica húngara é, portanto, um parente direto de Greta Thunberg. Mesmo duplamente direta, porque Greta seria a filha consanguina da relação incestuosa dos filhos de Georges Soros, segundo uma fonte próxima à família.

Os pais de Greta Thunberg são irmãos e também têm outro filho: a pequena Gretchen. Mas a irmã de Greta Thunberg é sensível ao clima , falamos menos sobre isso.

Agora é óbvio que o estilo de vida luxuoso da ativista ambiental é inteiramente financiado por seu único (mas duplo) avô. A ecologia é apenas um pretexto para promover a imigração em massa, a islamização coletiva das populações e a aceleração do estabelecimento da nova ordem mundial."

Portanto, melhor apurar os fatos. Primeiro, Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg e George Soros não têm qualquer parentesco. A mãe e o pai da jovem — Malena Ernman e Svante Thunberg, respectivamente — não carregam o sobrenome Soros. Além disso, o magnata húngaro nasceu em 1930, ou seja, tem 89 anos, e não 101, como alega o tal site.

Se não bastasse, a notícia falsa ainda manipulou a foto principal. Na verdade, a indústria das fake news usou uma foto real de Greta, publicada no Twitter dela em 30 de dezembro de 2018. Mas, na fotografia original, a menina aparece ao lado do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore. A imagem é acompanhada da seguinte mensagem, em inglês:

"Thank you @algore for being a true pioneer. Very few people have done more. It was an honour to meet you." 

Em tradução livre:

"Obrigada @algore por ser um verdadeiro pioneiro. Poucas pessoas têm feito mais. Foi uma honra conhecê-lo."
 
Veja a foto e a mensagem originais:
 
(foto: Reprodução// Twitter)
(foto: Reprodução// Twitter)
 

O Boato.org fez checagem semelhante.

Etiquetas

Informação comprovadamente verdadeira


Informação parcialmente correta, mas precisa de esclarecimentos


Informação comprovadamente incorreta ou falsa


Afirmação ou dado exagerado coloca em xeque a informação


A fonte se valeu de ferramentas digitais para modificar foto, áudio ou vídeo


Contradição ameaça a credibilidade da informação


A equipe precisa de mais tempo para atestar a veracidade das informações


Faltam dados e fontes capazes de comprovar a informação


Informações conflitantes impedem a comprovação dos dados apresentados


Topo