Holofote

Estudo acadêmico destaca o Holofote no combate à desinformação

Guilherme Goulart e Igor Silveira conversaram com o autor do trabalho, o professor Alberto Marques, da Pós-graduação da Universidade Católica de Brasília

Da Equipe Holofote
postado em 17/10/2019 17:44
[FOTO1]Os checadores Guilherme Goulart e Igor Silveira receberam nesta quinta-feira (17/10), no estúdio do Correio Braziliense, o professor Alberto Marques, do Programa de Pós-graduação em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica (UCB). O educador teve o estudo exploratório ;Verificando no jornalismo: mapeando práticas jornalísticas de combate a Fake News; aprovado para ser apresentado no 17; Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO), em novembro.
Na entrevista, Alberto Marques detalhou o trabalho acadêmico, que aprofundou o funcionamento do núcleo de verificação do Correio Braziliense, o primeiro do Distrito Federal. Nele, o professor destacou as práticas adotadas nas checagens do Holofote, revelando a rotina no processo de verificação. Para isso, ele entrevistou três profissionais da agência de checagem: Ana Carolina Fonseca, Guilherme Goulart e Igor Silveira.
O estudo exploratório será apresentado em uma mesa coordenada do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Universidade Federal de Goiás (UFG), ao lado de quatro trabalhos sobre fake news. A pesquisa completa de Alberto Marques pode ser conferida aqui.
A entrevista dada no estúdio do Correio pode ser vista logo abaixo:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação