Publicidade

Correio Braziliense

UnB deixou de adotar o SiSU? Informação que viraliza é verdadeira

Publicação no Twitter diz que a Universidade de Brasília não vai aceitar o SiSU como ferramenta de seleção. Holofote checou

Compartilhar

postado em 14/11/2019 16:36 / atualizado em 14/11/2019 16:36

(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Informações que surgem nas redes sociais costumam ser problemáticas. A falta de uma fonte confiável para elas leva insegurança aos leitores, que não sabem se podem confiar no que foi escrito. Quando uma publicação viraliza, então, as dúvidas alcançam muita gente. Nesta semana, um tuite gerou esse receio entre quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a intenção de ingressar na Universidade de Brasília (UnB).

Com 1,6 mil retuites e 1,4 mil curtidas, a publicação dizia que a universidade não vai aceitar o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e que as inscrições de acesso de quem realizou o Enem começaram. O Holofote checou a informação e conferiu que ela acertou na mosca. Apesar de ter viralizado em uma rede com muitos boatos, o texto está correto. Veja:
 


A mudança no processo seletivo não é tão recente. Foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em junho, mas ainda pega muitos de surpresa. "Candidatos a vagas em cursos da UnB continuarão utilizando a nota obtida no Enem. Mas, em vez de aplicá-la na plataforma do Ministério da Educação (MEC), deverão se inscrever em edital próprio da UnB e indicar o Enem como critério classificatório", informou a universidade.

A quantidade de vagas não será afetada. A mudança ocorreu, porque havia incompatibilidade entre o calendário acadêmico e as datas estabelecidas pelo MEC, responsável pelo SiSU. Com o novo sistema, os candidatos têm até 6 de dezembro, às 18h, para realizar as inscrições no site do Cebraspe.

Etiquetas

Informação comprovadamente verdadeira


Informação parcialmente correta, mas precisa de esclarecimentos


Informação comprovadamente incorreta ou falsa


Afirmação ou dado exagerado coloca em xeque a informação


A fonte se valeu de ferramentas digitais para modificar foto, áudio ou vídeo


Contradição ameaça a credibilidade da informação


A equipe precisa de mais tempo para atestar a veracidade das informações


Faltam dados e fontes capazes de comprovar a informação


Informações conflitantes impedem a comprovação dos dados apresentados


Topo