Publicidade

Correio Braziliense

Coronavírus infectou chineses na Feira dos Importados? Ora, não caia nessa

Ministério da Saúde desmentiu a informação durante entrevista realizada na tarde desta sexta-feira (31/1)

Compartilhar

postado em 31/01/2020 18:15 / atualizado em 31/01/2020 18:15

Segundo a notícia falsa, dois chineses estariam infectados pelo novo coronavírus, na Feira dos Importados(foto: Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press)
Segundo a notícia falsa, dois chineses estariam infectados pelo novo coronavírus, na Feira dos Importados (foto: Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press)
Em meio à insegurança e ao medo provocados pelo surto mundial do novo coronavírus, sobrou para a Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Texto que circula nas redes sociais, principalmente no WhatsApp, faz o alerta, em letras garrafais:

(foto: Reprodução// WhatsApp)
(foto: Reprodução// WhatsApp)


A fake news foi logo desmentida pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo. Em coletiva realizada nesta sexta-feira (31/1), ele alertou que diversas notícias falsas começaram a se espalhar diante do surgimento do novo coronavírus. "Aqui em Brasília há recomendação para que não se vá à Feira dos Importados, porque tem relação com dois casos notificados no DF. Os casos notificados não têm nenhuma relação com a Feira dos Importados aqui de Brasília", ressaltou Gabbardo. 

O Correio chegou a conversar com feirantes do local, que estranharam qualquer informação sobre chineses doentes por ali.

Na mesma entrevista, o Ministério da Saúde desmentiu algumas desinformações que recebeu, reforçando a importância de procurar o site oficial da pasta para informações verídicas sobre modo de transmissão, números de casos e outros pontos. "O Ministério tem dois canais importantes. O http://saude.gov.br/fakenews é onde temos as informações e esclarecemos para população. Além disso, como o WhatsApp é um dos mensageiros mais usados pelos brasileiros, temos o telefone (61) 9.9289.4640", reforçou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

Etiquetas

Informação comprovadamente verdadeira


Informação parcialmente correta, mas precisa de esclarecimentos


Informação comprovadamente incorreta ou falsa


Afirmação ou dado exagerado coloca em xeque a informação


A fonte se valeu de ferramentas digitais para modificar foto, áudio ou vídeo


Contradição ameaça a credibilidade da informação


A equipe precisa de mais tempo para atestar a veracidade das informações


Faltam dados e fontes capazes de comprovar a informação


Informações conflitantes impedem a comprovação dos dados apresentados


Topo