Holofote

Coronavírus matou 300 mil pessoas e é variante da raiva? Pura mentira

Desde o início da epidemia, notícias falsas ganham as redes sociais pelo mundo. Algumas circularam em países como Filipinas, Nigéria e Sri Lanka

Agência France-Presse
postado em 06/02/2020 16:28 / atualizado em 14/08/2020 18:43
Desde o início da epidemia, notícias falsas ganham as redes sociais pelo mundo. Algumas circularam em países como Filipinas, Nigéria e Sri LankaNa segunda parte das checagens feitas pela Agência France-Presse sobre o coronavírus, o Holofote publica mais três verificações. Confira: 
 

Homem desmaia após ser contaminado pelo 2019-nCoV

PISOU NA BOLA

Dois vídeos, visualizados dezenas de milhares de vezes em redes sociais, foram compartilhados como se mostrassem um homem que desmaiou no Sri Lanka após ser contaminado pelo novo coronavírus. No entanto, o governo do país indicou que sua condição não tinha qualquer relação com o 2019-nCoV. Além disso, representante do prédio onde ele passou mal disse que o homem desmaiou devido à fadiga.  

________________________________________________________________

O novo coronavírus contaminou 300 mil pessoas na China

PISOU NA BOLA

De acordo com diversas publicações compartilhadas amplamente na Nigéria, mais de 300 mil chineses foram contaminados pelo novo coronavírus. A alegação é falsa. Autoridades de saúde da China registraram, até 4 de fevereiro, cerca de 20.400 casos confirmados.

________________________________________________________________

O 2019-nCoV é uma variedade do vírus da raiva

PISOU NA BOLA
 
Publicações compartilhadas milhares de vezes nas Filipinas afirmam que a nova variedade de coronavírus é "um tipo de raiva". A Secretaria de Saúde das Filipinas classificou a afirmação como "quase ridícula"; especialistas dizem que os dois vírus são intrinsecamente diferentes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags