Holofote

Atenção: texto com 'dicas' contra Covid-19 NÃO deve ser levado a sério

O Holofote consultou um especialista, que analisou ponto a ponto a mensagem falsa em circulação no WhatsApp

Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 16:23
O Holofote consultou um especialista, que analisou ponto a ponto a mensagem falsa em circulação no WhatsAppEm tempos de alarde devido à propagação do novo coronavírus, mensagens com informações falsas também são disseminadas com frequência. Uma delas trata de um texto que circula no WhatsApp e lista uma série de recomendações para combater a Covid-19, doença causada pelo micro-organismo.

No entanto, a maior parte das dicas não tem embasamento científico e distorce informações. O conteúdo seria escrito por um "jovem pesquisador transferido de Shenzhen para Wuhan (ambas na China)", mas não há autoria associada ao texto.

Veja abaixo:

O Holofote consultou um especialista, que analisou ponto a ponto a mensagem falsa em circulação no WhatsApp

Para checar as instruções do comunicado, a equipe do Holofote consultou o sanitarista Claudio Maierovitch, coordenador do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília. O especialista analisou as supostas dicas ponto a ponto, confira:


"A infecção pelo vírus Corona não causa um resfriado com o nariz pingando ou tosse catarro, mas uma tosse seca e seca: essa é a coisa mais fácil de se saber."

Claudio Maierovitch: Pelo que se tem estudado, as manifestações podem variar, mas, de fato, a tosse seca é frequente.


"O vírus não resiste ao calor e morre se exposto a temperaturas de 26 a 27 graus: portanto, consome frequentemente bebidas quentes, como chá, chá de ervas e caldo durante o dia, ou simplesmente água quente: líquidos quentes neutralizam o vírus e não é difícil de beber. Evite beber água gelada ou comer cubos de gelo ou neve para quem estiver nas montanhas (crianças)!"

CM: Não há qualquer comprovação disso. Líquidos são importantes para manter a hidratação, independentemente da temperatura. 


"Para quem pode fazê-lo, exponha-se ao sol!"

CM: Pode se expor, mas não tem relação com a infecção. Não exagere, para não castigar a pele.


"A coroa do vírus é bastante grande (diâmetro de cerca de 400 a 500 nanômetros), portanto, qualquer tipo de máscara pode detê-la: na vida normal, não são necessárias máscaras especiais."

CM: As máscaras comuns têm poros bem maiores do que isso. São recomendadas máscaras cirúrgicas para os doentes, pessoas que cuidam e alguns profissionais, pois as gotículas que podem conter vírus têm diâmetro maior do que 5 micrômetros (5 mil nanômetros). Profissionais envolvidos em procedimentos de intubação, aspiração de secreções, ventilação mecânica ou fisioterapia respiratória, entre outros, em hospitais, devem usar máscaras N95, PFF2 ou superiores.

"Por outro lado, a situação é diferente para médicos e profissionais de saúde expostos a fortes cargas de vírus e que precisam usar equipamentos especiais. Se uma pessoa infectada espirrar na sua frente, a três metros de distância, ela jogará o vírus no chão e impedirá que ele caia sobre você."
CM: Em princípio, um metro é uma distância segura, mas espirros podem lançar gotículas a distância bem maior.


"Quando o vírus é encontrado em superfícies metálicas, ele sobrevive por cerca de 12 horas. Portanto, quando tocar em superfícies metálicas, como puxadores, portas, eletrodomésticos, suportes em bondes, etc., lave bem as mãos e desinfecte-as cuidadosamente."

CM: Ok.

"O vírus pode viver aninhado em roupas e tecidos por cerca de 6/12 horas: detergentes normais podem matá-lo. Para roupas que não podem ser lavadas todos os dias, se você puder expô-las ao sol, o vírus morrerá."

CM: As roupas usadas por doentes, pessoas que cuidam deles ou têm contato têm de ser lavadas após cada uso, com os devidos cuidados para proteger quem as manipula antes da lavagem.


"O vírus, primeiro, se instala na garganta, causando inflamação e sensação de garganta seca: esse sintoma pode durar 3/4 dias."

CM: Pode acontecer em qualquer ponto do aparelho respiratório.


"O vírus viaja através da umidade presente nas vias aéreas, desce para a traquéia e instala-se no pulmão, causando pneumonia. Esta etapa leva cerca de 5/6 dias."

CM: Pode acontecer, vide comentário anterior.


"A pneumonia ocorre com febre alta e dificuldade em respirar, não é acompanhada pelo frio clássico. Mas você pode ter a sensação de se afogar. Nesse caso, entre em contato com seu médico imediatamente."

CM: A febre costuma causar sensação de frio. A falta de ar é um sinal de gravidade que indica a necessidade de ir a um serviço de saúde.


"A transmissão do vírus ocorre principalmente por contato direto, tocando tecidos ou materiais nos quais o vírus está presente: lavar as mãos com frequência é essencial."

CM: A transmissão pode acontecer de diferentes formas, especialmente pelo contato direto entre as pessoas. Lavar as mãos com frequência (com água e sabão) ou a desinfecção com álcool 70 é importantíssimo.


"O vírus sobrevive apenas em suas mãos por cerca de dez minutos, mas em dez minutos muitas coisas podem acontecer: esfregar os olhos ou coçar o nariz, por exemplo, e permitir que o vírus entre na garganta…"

CM: O vírus pode durar mais. É fundamental lavar as mãos com frequência.


"Portanto, para o seu próprio bem e para o bem dos outros, lave as mãos com muita frequência e desinfecte-as!"

CM: Ok.


"Você pode gargarejar com uma solução desinfetante que elimina ou minimiza a quantidade de vírus que pode entrar na sua garganta: ao fazê-lo, você o elimina antes que ele desça na traquéia e depois nos pulmões."

CM: Não há evidência de que isso seja útil.


"Desinfete o teclado do PC e os telefones celulares."

CM: Ok.


"O novo NCP do coronavírus pode não mostrar sinais de infecção por muitos dias, antes dos quais não se sabe se uma pessoa está infectada. Mas quando você está com febre e/ou tosse e vai ao hospital, seus pulmões já estão com 50% de fibrose e é tarde demais!"

CM: Afirmação sem qualquer base.


"Os especialistas de Taiwan sugerem fazer uma verificação simples que podemos fazer sozinhos todas as manhãs: respire fundo e prenda a respiração por mais de 10 segundos. Se você completá-lo com sucesso, sem tossir, sem desconforto, uma sensação de opressão, etc., isso mostra que não há fibrose nos pulmões, indicando essencialmente nenhuma infecção."

CM: Orientação sem base.


"Em momentos tão críticos, faça essa verificação todas as manhãs em um ambiente com ar limpo! Estes são conselhos sérios e excelentes de médicos japoneses que tratam casos da Covid-19. Todos devem garantir que a boca e a garganta estejam úmidas, nunca seca. Beba alguns goles de água pelo menos a cada 15 minutos. Por quê? Mesmo que o vírus entre na sua boca, a água ou outros líquidos o varrerão pelo esôfago e pelo estômago. Uma vez na barriga, o ácido gástrico no estômago mata todo o vírus. Se você não beber água suficiente com mais regularidade, o vírus pode entrar em suas trombetas e pulmões. Isso é muito perigoso."

CM: Também não há qualquer embasamento científico disso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags